segunda-feira, 5 de julho de 2010

Leigos falam aos bispos

Associação Cristã de Gestores e Dirigentes ACGD falou aos bispos reunidos em S. Tomé. Dr Zeferino Estêvão Juliano, angolano, falou da necessidade deste organismo para maior protagonismo das igrejas na evangelizarão nos sectores da vida publica e empresarial.
ACGD é uma organização de matriz católica que visa aprofundar, difundir e aplicar, na prática, a doutrina cristã e social da igreja relativa a vida empresarial, à promoção da paz, justiça social, ao desenvolvimento harmonioso do bem-estar social e individual. A partilha da experiência tinha como objectivo abrir caminho para possíveis núcleos entre os países lusofonos.
O IXº encontro dos bispos prosseguiu no fim-de-semana, com visitas a projectos sociais como o Lar dos Idosos, Dona Simôa Godinho e centro de espiritualidade Paróquia da Trindade na vila de Batepá, onde os fiéis veneram, naquilo que pretende ser um santuário mariano, Nossa Senhora de Fátima, localmente chamada “Nossa Senhora Peregrina”. Na sequencia, uma delegação foi recebida pelo Presidente da Republica, Fradique de Menezes que recordou a ocorrencia dos 35 anos da indepencia dos Paises Africanos de Lingua Oficial Portuguese PALOP.