quarta-feira, 7 de julho de 2010

Formação proficional faz história dos religiosos

Duas comunidades, duas escolas profissionais e duas paróquias, em Bissau outra, em Bula, são os Josefinos de Murialdo chamados a Guine - Bissau, em 1984, para Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional (CIFAP).
Frei Giuseppe Negro, actual director do CIFAP, em Bissau, depois de uma longa história e passagem por vários países em escolas profissionais defende que a congregação persegue a ilusão de que uma nova sociedade é possível. O frei está na Guiné-Bissau desde 1995 e é carinhosamente conhecido por Beppe entre os alunos. Para ele, o centro abre oportunidade aos jovens decididos a ingressar na vida pelo próprio trabalho. “Acho que este é um fruto a salvaguardar e uma razão de continuarmos aqui”.
O CIFAP oferece cursos de construção civil, mecânica, serralharia, electricidade e nos próximos dias vai incluir a contabilidade. Neste ano, a escola de Bissau tem 160 anos, tendo sido solicitado para participar na formação dos ex-militares no quadro da reforma das Forças Armadas, na Guine -Bissau.