sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dados estatistico revelam novas demandas

Resultado definitivo do Recenseamento Geral da População e Habitação da Guine -Bissau apresentado nesta quinta-feira, 9 de Julho de 2010, abre uma nova página para a correcta distribuição da assistência às comunidades no país.
A população actual é de 1.520.830 apresentando um crescimento em relação ao de 1991 que estimava a população em 979.2003. Para o senhor Bessa Víctor da Silva, Director da Estatística Demográfica e Social, até ao momento o país estava a trabalhar com dados de 1991, mas a população cresceu: “O hospital Simão Mendes foi construído para 45 mil, mas hoje o sector de Bissau tem 60 mil e é insuficiente”, exemplificou. Segundo o especialista a população católica estará agora a volta de 20%, num universo em que a população mais jovem está concentrada nos centros urbanos.
Padre Domingos Cá, vigário geral de Bissau, reagindo à apresentação dos dados, disse que o contexto impõe novas demandas: “a Igreja tem de reforçar as suas capacidades e a sua presença”. Segundo padre, os números do recenseamento não surpreendem, porque nas zonas urbanas as comunidades, nos últimos anos, foram obrigadas a multiplicar as missas e, de um modo geral, aumentou a afluência dos jovens na catequese de adultos.
Este é o 3º Recenseamento Geral da População e Habitação, o primeiro foi feito em 1979.