sexta-feira, 30 de julho de 2010

Primeiro guinieense é padre do PIME

Gaudêncio Francisco Pereira, 35 anos de idade, é primeiro padre da Guine - Bissau a ser ordenado no Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, PIME, fazendo a lista do 2º africano para o instituto. A ordenação acontece na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, neste Sábado dia 31 de Julho 2010, pelas mãos de Dom José Câmnate na Bissign.
Gaudêncio Pereira é de uma família religiosa que já deu um pastor à igreja evangélica; natural de Bissau é filho de Francisco Pereira e de Cristina da Silva. A sua trajectória vocacional iniciou em Bissau, ingressando no Seminário Menor São Kizito, um ano depois do seu baptismo, em 1996, com o decorrer do tempo decidiu abraçar o PIME. Mais tarde foi enviado para o Brasil e Itália para estudar Filosofia e Teologia, respectivamente.
O Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, PIME, nasceu a 31 de Julho de 1850, na Itália e chegou à Guiné - Bissau em 1947, começando uma etapa nova na evangelização do país, ao lado dos Franciscanos, fixando-se em Suzana, Catió, Bubaque, Farim e, mais tarde, na formação do clero local. O apostolado dos padres do PIME é marcado pela tradução em língua local, o Crioulo, como veículo de comunicação que une os povos de Guiné-Bissau.
Assim, a ordenação de Gaudêncio, para toda a Igreja Católica local é uma oportunidade de Acção de Graças.