A Tabanca de Gambiel, Sector de Bambadinca, na Guine-Bissau, recebeu na manhã de quarta-feira, dia 11 de Agosto, uma unidade sanitária de base. A localidade que conta com uma população de 2 mil habitantes estava em festa com a inauguração.
O posto de saúde recebeu o nome de “Hugo e Jego”, italianos falecidos em acidentes rodoviários, no Sul da Itália. As obras são fruto da movimentação dos familiares e amigos dos dois jovens, suas comunidades, seus municípios, jovens, famílias, crianças para apoiar a comunidade de Gambiel na saúde de base.
O acto da inauguração contou com a presença de familiares e amigos dos Italianos falecidos, os missionários do P.I.M.E, padre Alberto Zamberletti e padre. Giuseppe Buono. A cerimónia foi marcada por um momento de oração inter-religioso entre muçulmanos, católicos e evangélicos. Dom Pedro Zilli na ocasião convidou a todos a pensar no gesto dos irmãos italianos que, em honra de seus entes queridos, pensaram no bem de irmãos que nem sequer conheciam. Agradeceu o Ministério da Saúde, os familiares e amigos de Hugo e Jego e a população local. Agradeceu também a equipe missionária de de Bambadinca, o padre e as Irmãs, pelo modo corajoso e convicto com que acompanharam as obras.
Ao lado da Unidade de Saúde foi perfurado um poço que levou o nome de padre Giuseppe Buono que enviou a ajuda para a empreitada, pois segundo suas palavras “não se pode pensar num ambiente onde se cuida da saúde, sem água”.