Ir Romana Sacchetti celebra jubileu partilhando a idade com o amor pela África. Ir Romana é missionária Adoradora do Sangue de Cristo e tem 70 anos de idade dos quais 40 anos ao serviço do continente negro em Tanzânia e Guiné-Bissau.
“Para mim é uma alegria grande porque Deus guardou-me, embora sem nada permitiu-me realizar muitas coisas para as pessoas, a maior alegria ainda é, dos 50 anos ter os 40 de serviço pela África”, disse. Ir Romana Saccheti é italiana, natural de Sonnino fez os primeiros votos em 1959 e os votos perpétuos em 1964. Ela tinha sido indicada para o Congo na localidade de Kinsagani, porém como a missão das Adoradoras veio a fechar por causa da guerra e abriu uma nova casa em Tanzânia.
A partir da Guine – Bissau, na comunidade de Ingoré, onde a congregação está desde 1985 defende que a igreja não pode substituir o Estado muitas vezes apático diante do sofrimento do seu povo. “A igreja faz o que faz porque sente que o povo passa necessidade”. As Adoradoras são as religiosas com mais presença social nas aldeias.