O apelo consta da mensagem datada de 28 de Setembro de 2010, com o título: BEM FORMAR A CONSCIÊNCIA MORAL PARA MELHOR TESTEMUNHAR A NOSSA FÉ EM CRISTO RESSUSCITADO, apresentada aos Agentes de Pastoral, reunidos na Cúria Diocesana nos dias 28, 29 e 30 para o Ano Pastoral de 2010/2011.
A mensagem, ouvida na voz do padre Vicente, ofm, interpela o momento actual da sociedade guineense, dividindo-se em duas partes. Na primeira parte reporta-se ao ensinamento Social da Igreja, questionando na segunda parte o ser e o agir cristão no campo político, no campo sócio - económico e no campo eclesial.
Para Dom José Camnaté, a sociedade guineense precisa do testemunho cristão credível. “Formar a consciência moral não é um apêndice da religiosidade, ela constitui o desafio primário da acção da Igreja, pela dignidade da pessoa humana”. Assim, o Bispo de Bissau lembra com amargura o famoso “suku di bás”, (denominação crioula do suborno, da corrupção) que faz com que muitos processos burocráticos não avancem; a eliminação física dos adversários políticos, considerados como inimigos a abater; muitos casos de abuso injustificado do poder; bem como outras práticas de usos e costumes da tradição guineense, contrárias aos valores humanos e morais.
Os Agentes de Pastoral partilham estratégias e experiências para uma acção conjunta em conformidade com o momento actual do país, no qual, os cristãos são chamados ao testemunho coerente, preparando-se para a abertura do novo Ano Pastoral 2010/2011 que acontece no dia mundial das missões.