quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dinâmica missionária exige coração

Afirmação foi defendida pelo Padre Adérito Gomes Barbosa, missionário dehoniano do Sagrado Coração de Jesus, que falou aos missionários da Guine – Bissau, nos dias 14 e 15 de Setembro 2010. “Como seres racionais criamos estereótipos, das pessoas e das culturas, mas a missão é um encontro de pessoas, uma experiência de coração”.
Segundo o padre, a questão foi reflectida pelo Sínodo Africano de 2009, ao apontar em suas preposições que as comunidades consagradas são sinal de convivialidade e interculturalidade. Assim, defendeu que o desafio da relação com o outro, muitas vezes desconhecido, pode encontrar ressonância na afectividade. Porque, “a comunidade é um encontro de corações, sujeitos afectivos em busca da efectividade, isto é, continuidade”.
Padre Adérito é formado em Teologia Pastoral e Ciências de Educação. Escritor de vários livros de espiritualidade e pastoral está na Guine – Bissau há duas semanas, depois de pregar o retiro, tem mantido uma série de encontros de formação com vários grupos. Segundo ele, a experiência pessoal é fundamental em qualquer processo de relação humana.