A Diocese de Bissau realiza, no dia 4 de Dezembro 2010, a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Natividade de Cacheu.
O evento, considerada a maior manifestação da religiosidade popular na Guine-Bissau, vai envolver todas as comunidades católicas com o programa de actividades que tem inicio na véspera, com a marcha jovem: Dia 3 Concentração às 14:30, a partir de Capó (à 7 km de Cacheu) e saída para Cacheu às 15h. À noite pelas 19h, piedade eucarística (Adoração ao Santissimo) no recinto do Santuário, numa grande prece pela Paz. No dia 4, no mesmo lugar, pelas 7h:30 concentram-se os peregrinos que percorreram os 7 km até chegar ao Santuário, para às 10h dar inicio a Celebralão Eucaristica. Às 15.00h, encerrando as cerimónias da Peregrinação, haverá uma bênção geral e solene das pessoas e artigos religiosos.
O Santuário de Cacheu, segundo a história da Igreja Católica na Guine - Bissau, criada em 1533, pela Diocese de Cabo-Verde, guarda a marca da chegada dos primeiros missionários à Guine - Bissau, com a fixação em 1660 dos primeiros missionários franciscanos no local. Associada à Evangelização aos valores de sã consciência, a peregrinação é uma Acção de Graças e o renovar do compromisso do testemunho cristão para os desafios da paz e reconciliação.
Os peregrinos de Nossa Senhora de Natividade de Cacheu serão interpelados, neste ano, à urgente necessidade de testemunho cristão. A Igreja, não se contenta com o crescente número de baptizados, mas com uma mentalidade sem valores cristãos.