Os Bispos da Conferencia Episcopal Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau exortam os jovens para um advento de um mundo novo na Quaresma de 2011, com o Tema: “permanecei arraigados, firmados na fé para uma igreja viva, advento de um mundo novo”.
O documento a ser lançado dia 9 de Março de 2011 nas comunidades dos respectivos países, aponta a actualidade do apelo sinodal, da Assembleia Especial para África, “África levanta-te pega a tua enxerga e anda”. Ao mesmo tempo não esquece os desafios de uma imagem cristã, ao serviço de uma cidadania responsável. Destaca a educação aos valores, para uma vida mais saudável.
Para os bispos, os jovens estão diante da vida e diante da morte e que só uma escolha livre é que poderá trazer a vida. “O dinheiro para quem fuma ou se droga financia a destruição, quando deveria ser para ajudar a estabilizar a vida familiar”, exemplificam. Diante de tais obstáculos, a Quaresma é um momento de refazer a escolha, “ocasião de promover a vida”, advertem os bispos da Conferência Inter-territorial.
Em 2010 a exortação dos bispos foi dedicada aos sacerdotes com o tema Fidelidade de Cristo, no contexto do ano Sacerdotal.