sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Beatificação de uma portuguesa movimenta católicos na Guiné-Bissau

A mulher que enviou as primeiras religiosas à Guine – Bissau em 1893 será beatificada, no dia 21 de Maio de 2011. A Ir Maria Clara do Menino Jesus vai ser proclamada beata, pela Igreja Católica, no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Maria Clara é fundadora dos Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, conhecidas popularmente como “irmãs da praça” em Bissau. As religiosas chegaram a Guiné-Bissau em 1893, na localicade de Bolama, começando um trabalho assistencial no hospital local. Em 1942 fixaram-se na Paróquia da Catedral de Bissau e mais tarde, no Internato de Bor, no cuidado com a formação feminina.
O evento da beatificação, segundo autoridades eclesiais reveste-se de uma importância particular por trazer em acto a história da evangelização cujo valor tem engajado a esperança do povo na luta pela paz social. Por isso, além da presença de católicos guineenses na festa da beatificação, um programa deverá ser encaminhado para dar aos fies oportunidade de vivência espiritual nas comunidades, homenageando o testemunho heróico das primeiras missionárias.