terça-feira, 26 de julho de 2011

Jovens guineenses participam da Jornada Mundial

Os preparativos estão em curso, uma delegação de 30 jovens vai representar a Guiné-Bissau no encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, nos dias 16 a 21 de Agosto.
Atraídos pelo tema: “ Enraizados e edificados na fé em Cristo os jovens vão apresentar-se na Jornada Mundial da Juventude com os trajes de 8 etnias guineenses (Mancanha, Balanta, Papel, Manjaco, Bijagó, Fula, Felupe e Mandinga e com as danças tradicionais vai apresentar da etnia Mancanha, Balanta e Manjaco, caompanhada com uma canção tipicamente guineense estilo “n’gumbé de tina”, para apelar a sobrevivência das identidades locais no mundo globalizado.
Bispo de Bafata, Dom Pedro Zilli pediu representação condigna da Guié - Bissau aos Jovens: “É um grande orgulho e honra para vós que são escolhidos, no meio de milhares de jovens, para participar nesta jornada, por isso vocês têm uma enorme responsabilidade de representar dignamente a Igreja da Guiné”, disse.
A Guiné-Bissau ao contrário de muitos países africanos tem sido modelo na participação nas jornadas mundiais da juventude, com ajuda dos jovens de Verona que apóiam nas despesas de viagem. No encontro de preparação, os jovens receberam uma pequena formação sobre as línguas e são informados sobre a cultura e a situação sócio– cultural econômico e religiosa de alguns países da Europa.