Padre Alberto João Baptista Guilherme termina presença missionária em Bissau, neste ano Pastoral de 2010/2011. A festa de despedida aconteceu neste domingo na Paróquia de São Francisco de Assis de Antula, em Bissau, onde trabalhou desde Março de 2005.
O padre veio a Guiné-Bissau no quadro da cooperação da “Missão Fidei Donum” entre a Diocese de Benguela (Angola), e a Diocese de Bissau (Guiné -Bissau). A missão foi fundada pelo padre Lino Tanga e o padre Alberto Kapingala, em 2004.
Padre Guilherme ocupou o cargo de pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em substituição do padre Lino Tanga em 2008. Actualmente a presença de Benguela na diocese de Bissau fica servida apenas pela presença do padre Quintino Kandandji, também da Diocese de Benguela.
O desempenho da sua presença missionária foi caracterizado com o acompanhamento do Escutismo Católico na Guiné- Bissau em fase de reestruturação, depois da viragem política do país, nos anos 90. O Escutismo Católico da Guiné-Bissau tem agora um novo assistente nacional padre Francelino António Nhaga que até então ocupava o cargo de Vice-Assistente nacional.