Milhares de fiéis da diocese de Bissau e Bafatá, da Guiné-Bissau acompanharam na manhã de sábado, 12 de Novembro, uma emocionante cerimónia do terceiro grau de sacramento de Ordem, Ordenação Episcopal do padre José Lampra Cá.
O Bispo Titular, Dom José Camnaté Na Bissign, sagrou Dom José Lampra Ca, bispo auxiliar de Bissau. A cerimônia encheu a Catedral da Sé de Bissau. A cerimónia, além do mais, é considerada histórica para os fieis da da Guiné-Bissau, pois é a primeira na historia da igreja guineense. Dos milhares de pessoas que lhe assistiram, aproximadamente 2000 portavam camisolas confeccionadas especialmente para a ocasião, estampadas com o rosto do recém-sagrado, e aclamando o bispo entre cânticos e danças. A manifestação foi tão forte que pareceu ser o próprio público a consagrá-lo. Isto porque, no momento em que o Bispo Dom José Camnaté Na Bissign anunciou solenemente o propósito da cerimônia, a multidão irrompeu em um longo e forte aplauso que levou Dom José Lampra Cá em alguns momentos de silencio e cabeças inclinada por uns momentos, quem sabe, às lágrimas!? O evento teve ampla repercussão. Estavam presentes quase todos os bispos da Conferencia Episcopal Senegalesa, o administrador apostólico da Dioceses de Ziguinchor e o vigário Geral da Gâmbia , sacerdotes de distintas ordens e diocesanos da Guine Bissau, religiosos e religiosas, várias autoridades civis e politicas da Guine Bissau, - a ministra de assuntos parlamentares e porta Voz do governo, Maria Adiato em representação do chefe do governo Carlos Gomes Júnior, o ex-presidente da República Henrique Rosa - e uma delegação de fiéis de Senegal, Gamba, Itália, entre outros, além dos familiares do próprio consagrando. Ao discursar, Dom Lampra Cá novamente não conseguiu conter a emoção, especialmente diante da inesperada acolhida dos fiéis, e ressaltou que "analteceu a plenitude do sacerdócio como sinal da presença de Deus que se manifestou aos guineense ao serviço do povo fiel de Deus".
Dom Lampra Cá, nomeado pelo Papa Bento XVI no passado dia 13 de Maio deste ano. Ordenado bispo no dia 12 de Novembro na Sé Catedral de Bissau, numa cerimónia presidida pelo Bispo de Bissau, Dom José Camnaté na Bissign, e teve como co-ordenantes Dom Pedro Carlos Zilli, Bispo de Bafatá e o Núncio Apostólico, Dom Luís Mariano Montemayor.