domingo, 30 de janeiro de 2011

Clero enaltece figura do novo bispo de Cabo-Verde

A recente nomeação do padre Ildo Augusto dos Santos Lopes Fortes, 46 anos, para Bispo de Mindelo é tida para os padres da Guine - Bissau, como um sinal de esperança para a Igreja Católica da África Ocidental.
O bispo eleito, na opinião do padre Domingos Cá, é um sujeito simples, livre, jovial, um carácter que poderá dar muito à comunidade episcopal. “Acho que ele não vai perder o seu jeito”, rezou. Por sua vez, padre Bernardo da Cunha Cumbá que conviveu com o eleito, em Portugal quando ele trabalhava em Carcavelos (2006 a 2007), disse que a escolha foi bem acertada, esperando que não perca o estilo de ser próximo das pessoas. Bernardo disse ainda que o eleito gostava de provocar com expressões de tipo os padres da Guiné-Bissau são muito fechados aos cabo-verdianos, com quem partilham a mesma história. “Agora que é bispo espero que ele puxe por nós para que a nossa história comum proclame a nossa fé”, disse.
Dom Ildo foi colega de formação padre Jorge Soares da Diocese de Bafata, pároco de Bolama, para quem a expectativa é das melhores. Ainda de Bafata o pároco da Catedral, padre Abraão Ambessum Sambú, acredita que a nomeação de dom Ildo é uma oportunidade para a Conferencia Episcopal.
A Diocese de Midelo é a segunda diocese católica de Cabo Verde. Ela foi erigida a 14 de Novembro de 2003 pelo Papa João Paulo II por desmembramento da Diocese de Santiago de Cabo Verde com sede na Praia, a capital da nação.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Católicos guineenses solidarizam-se com Diocese de Thiès

Dom Jacques Sarr, bispo de Thiès, partiu para a casa do Pai, no 18 de Janeiro último, informou uma nota da Nunciatura Apostólica, a partir de Dakar. O bispo fez entrada no Hospital Central de Dakar no dia 4 de Janeiro 2011, por razão de problemas pulmonares ao qual se seguiu uma crise cardíaca.
A dor,o luto e a oração da fé fizeram deslocar Dom José Camnate para se juntar àquela comunidade irmã para participar, nesta 5ª Feira, 27 de Janeiro, na missa de exéquias na Catedral de Santa Ana de Thiès, pela comunidade cristã da Guine - Bissau. Thiés é a cidade sede episcopal, das principais cidades de Senegal, localiza-se a 60 Km a leste de Dakar, capital de Senegal.
O bispo de Thiès era muito solícito no diálogo Inter-religioso e na auto – suficiência da Igreja em África. O seu exemplo, no actual momento da Igreja Católica em África, ficará para sempre na memória dos fiés africanos, como uma lição a seguir.

Presença missionária ajuda as mulheres em São Domingos

As mulheres na localidade de São Domingos aplaudem a presença dos missionários. Os religiosos que assistem, desde os inícios a partir de localidade de Suzana há 34 km começaram, a partir de 2005, uma presença de serviço às mulheres.
Segundo Ir Janina Cisneros, marianita, com 5 aos na Guine – Bissau, as mulheres querem tudo. Porém, as irmãs só elegeram a costura e o bordado. Hoje mais de 60 mulheres reúnem para ocupar o tempo nas oficinas às Segundas e Sextas – Feiras.
O trabalho, mesmo se ainda não foi formalizado tem já o estilo de uma cooperativa. As peças confeccionadas pelas mulheres são enviadas para Europa, onde são comercializadas. A renda, depois de subtraído o valor para a matéria - prima é distribuída entre elas.
Dona Gorgete Benante moradora da comunidade que participou na mobilização enaltece a presença. Ela defende que a vida das mulheres que participam do projecto não tem sido mais a mesma. Além da solidariedade tem crescido também o espírito de auto – estima, abrindo caminho para a interpelação da fé. “Pedimos que haja aulas de catequese, porque muitas não são cristãs”.
A expectativa na comunidade não para de crescer. Nos últimos dias aumentou, com a recente notícia da presença em Suzana de duas religiosas destinadas a trabalhar e morar em São Domingos: Ir Helene Ndour e Marie Pauline Leye da Congregação das Irmãs de Imaculada Conceição.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UNIDADE DOS CRISTÃOS: Igrejas cristãs terão uma única Bíblia na Guiné - Bissau

O esforço está ser articulado entre religiões cristãs. Os Evangélicos, através do Conselho Nacional das Igrejas, CNI, sob a responsabilidade do pastor Joaquim Correia, representante da Sociedade Bíblica Unida para a Guine -Bissau e os Católicos, pela Comissão Bíblica, sobre a responsabilidade do padre Domingos Cá.
Trata-se de uma versão bíblica consensual para os cristãos, escrita na língua local, o Crioulo. A Bíblia, o “best seller” de todos os tempos: o mais lido, o mais vendido, o mais procurado está também na origem de muitas clivagens e divisões entre irmãos que evocam o mesmo Deus. Por isso, na Guine -Bissau, o projecto, na opinião do pastor Joaquim, representa um esforço de unidade de importância dupla: “Ter consenso nos conceitos chaves na teologia cristã e isso pode ajudar as pessoas a entender a religião cristã”; do outro lado, “o crioulo se escreve diferentemente, uma tradução negociada poderia ajudar a uniformizar a escrita da língua”, uma aquisição cultural.
Até ao momento, a parte evangélica que já tem traduzido quase todos os livros bíblicos pediu à parte católica, para rever a versão evangélica com as notas explicativas e completar a tradução com os livros deutero – canónicos. Segundo o padre Domingos Cá, a parte católica já criou uma equipa técnica que deve em breve apresentar o trabalho parar fazer andar a proposta.
A Bíblia evocada na igreja cristã como Palavra de Deus está na origem de várias iniciativas de diálogo entre os cristãos e com as culturas. Ao nível do continente, o seminário Continental realizado em Camarões, em Dezembro de 2010, pelo Centro Bíblico para África e Madagáscar (CEBAM) recomendou a sua tradução, na sequência da recente exortação Pós-Sinodal, do Papa Bento XVI, sobre a palavra de Deus.
Em todo o mundo decorre a semana da oração pela unidade dos cristãos, de 18 de Janeiro a 25 de Janeiro, em que se celebra a conversão de São Paulo. As comunidades cristãs, além da oração, os fiéis das diferentes confissões partilham elementos comuns a unidade.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Agentes de Pastoral reflectem sobre causas de conflito

O encontro do Secretariado de Pastoral reuniu cerca de 50 delegados dos 4 sectores de pastoral, neste dia 11 de Janeiro para avaliar a caminhada do primeiro trimestre do Ano Pastoral 2010/2011, iniciado em Outubro.
Os delegados ouviram Fafali Koudawo da “Voz di Paz”, uma organização da sociedade civil que trabalha na identificação das causas dos conflitos na Guiné-Bissau, na perspectiva de concertar linhas práticas para concretizar a mensagem do bispo sobre “Bem Formar a Consciência Moral". Fafali exibiu um vídeo de pesquisa auscultando as pessoas nas comunidades sobre as causas do conflito, nos mais diferentes pontos da Guine-Bissau e de diferentes estratos sociais.
Na plenária, a formação foi apontada como uma prioridade de trabalho, para o contexto da diocese.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Novo diácono nos oblatos

Daniel Mané Aliu é novo diácono dos Oblatos de Maria Imaculada,OMI, na Diocese de Bissau. A ordenação ocorreu neste Sábado,dia 8 de Janeiro de 2011, na comunidadede Farim, e foi presidida por dom José Camnate.
Daniel é natural de Senegal e formou-se em Dakar e está em Farim há dois anos. Padre Celso, OMI, que preparou o jovem espiritualmente disse que ele se inseriu bastante bem e a comunidade reagiu com agrado a sua ordenação, "podemos esperar no futuro bons frutos, no capitulo das vocações". Na sua homilia da ordenação, dom José lembrou o sentido do carisma e presença dos Os Oblatos na Diocese de Bissau, animando a comunidade e os jovens a responderem generosamente ao apelo do Senhor que chama.
Desde que os oblatos estão na Diocese de Bissau, a congregação já conta com um jovem no pre-noviciado, trata-se de Domingos Cumando de Bigene.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Guine-Bissau vai construir Universidade Católica

A estrutura é calculada em 47.548.000 FCA poderá ser erguida em Bor, na periferia da Capital da Guine-Bissau.
A campanha que foi assumida por amigos da Guine-Bissau, na Itália, é liderada pela Organização não Governamental “Solidaunia” e a Onulus “GIB” e vai lançar-se ao serviço em Fevereiro deste ano 2011.
A instituição de ensino foi concebida inicialmente em um piso e comportará 400 alunos, com 8 salas de aulas.
Actualmente a Guine-Bissau já tem um núcleo da universidade católica, nas oficinas de CIFAP, com ajuda institucional da diocese vizinha Zinguinchor.

Solidariedade missionária

Obras sociais: como escolas, hospitais, jardins e asilo de crianças e pontes de ligação entre tabancas; obras eclesiais, como capelas e igrejas sãos um dos sinais mais visíveis da presença de missionários que confessando-se cristãos, não estão ligados a nenhum instituto religioso. São, na sua maioria, profissionais de diversas áreas de trabalho aproveitam as suas férias para fazer algo diferente em outras terras.
De 28 de Dezembro até 8 Janeiro está em Bissau o grupo de São José de Milão, marcando a comunidade de Mansaba, em Frarim, com a entrega de uma igreja e sobre o canal de Cumere, Quintanhe, as pessoas na comunidade de Ndame podem atravessar mais facilmente, são 108 metros de ponte.
No grupo, o casal Franco Marani e Laura Zanini acompanhados da filha Silvia Marani, 16 anos, descrevem a experiência como muito especial para vida da família, “esta é uma maneira de mostrar a nossa fé”, disse Laura. Enquanto a filha do casal destacou a bravura da vida, na experiência de missionários residentes. “Parece que aqui falta tudo”.
Em Mansaba, no acto da inauguração da Igreja o bispo recordou o valor da solidariedade como um imperativo de fé, convidado a comunidade que o exemplo seja seguido.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Emissora Católica ganha prémio 2010

A Rádio Sol Mansi, Emissora Católica da Guine - Bissau e o jornalista Casimiro Cadjucam são vencedores do premio SINJOTECS STOP-SIDA, anunciou no dia 21 de Dezembro o Secretariado Nacional de Luta Contra Sida em carta assinada pelo seu Secretário-Executivo, nas categorias Órgãos de Comunicação Social e Jornalistas, respectivamente.
Segundo o documento, o Júri teve em conta o volume dos trabalhos realizado pelos órgãos, ao longo do ano e o impacto na vida das pessoas, como espaço de informação com particular incidência aos que vivem no interior do país. Na Emissora Católica, o programa vai ao ar todos os Sábados das 16 às 17 horas, com uma linha para os ouvintes, interpelando os ouvintes sobre o estigma.
Para o jornalista ganhador, que a pouco terminou o curso universitário em Comunicação Social, o prémio é um presente que apoia o esforço de aprofundar os estudos sobre os Medias e a Sociedade. O premio, calculado em € 1.500.00, para o primeiro lugar, atribui o segundo lugar, na categoria Órgãos de Comunicação, para o Jornal Nô Pintcha, periódico estatal, e na categoria Jornalista, o segundo lugar, foi atribuído ao Bacar Balde seguido por Sori Balde.