quinta-feira, 25 de abril de 2013

Bafatá acolhe maior festa da juventude católica da Guiné-Bissau



A cidade de Bafatá, segunda capital da Guiné-Bissau, situada no leste do país cerca de 105 km da capital Bissau, acolhe neste deste fim de semana (26, 27 e 28 de Abril) a 5ª jornadas interdiocesana da juventude católica guineense.

O tema escolhido pelo Papa emérito, Bento XVI, para a XXVIII jornada mundial da juventude “Ide e fazei discípulos de todos os povos” (Mt 28, 19) é o mesmo que vai orientar estas jornadas.

O tema chama a atenção aos fiéis católicos de todo o mundo, em particular os jovens, para uma evangelização séria fazendo-se chegar a palavra de Deus até aos confins da terra como Jesus Cristo havia recomendado os seu discípulos.

Este acontecimento é aguardado com muita emoção, entusiasmo e alegria pelos jovens que desejam viver e comunicar a própria fé com mais coragem e intensidade nestas Jornadas.
Durante três (3) dias cerca de 4 mil jovens vão se  reunir a volta dos dois Bispos da Guiné-Bissau (Dom Pedro Zilli, de Bafatá e Dom Lampra Cá, auxiliar de Bissau) para ouvirem seus ensinamentos.

Alem do tema da jornada, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a ocasião servirá igualmente para os pastores da igreja católica da Guiné-Bissau refletirem com a juventude, a volta da situação do país, e particularmente, dos problemas que afetam a juventude guineense.

Orações, confissões, missas, festas e manifestações de paz são entre outras atividades irão marcar esta festa da juventude.

Este evento juvenil antecede a Jornada Mundial da Juventude Católica que terá lugar entre os dias 23 e 28 de Julho, no Rio de Janeiro, em Brasil onde a igreja católica guineense participará com 15 jovens e os dois bispos acima mencionados.