domingo, 8 de dezembro de 2013

BISPOS DA GUINÉ-BISSAU APELAM AO JEJUM E À ORAÇÃO


No ambiente dos Advento,  os Bispos das dioceses de Bissau e de Bafata, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, na carta do dia 01 de dezembro, convidam todas as comunidades diocesanas para “uma jornada de jejum e oração pela paz no Mundo, na Africa e na Guine Bissau”, a ter lugar no dia 13 de dezembro.
Os bispos salientam: “Que a nossa oração e o nosso jejum nos levem a acolher a paz através de uma vida marcada pela verdade, justiça e reconciliação. Que os dirigentes mundiais, africanos e guineenses pensem nos mais pobres de entre os povos. Que o espirito democrático preencha o coração de todos e de modo especial, dos políticos e militares, dos quais depende, em maior proporção, a consolidação da paz”.
Em sintonia com a onda de solidariedade internacional em favor das Filipinas, nação profundamente ferida pelas inundações desastrosas do tufão “Haiyan”, os bispos recomendam às suas “comunidades paroquiais que o fruto do jejum do dia 13 seja destinado às vítimas dessa catástrofe natural”. Além disso, a Igreja Católica promove uma coleta de fundos em favor do povo Filipino até domingo,  22 de dezembro, refere a carta.

“Unidos na oração e na solidariedade, e digamos todos juntos: Vem, Senhor Jesus”. Com estas palavras os bispos de Bissau e de Bafata, Dom Pedro Zilli concluíram a sua carta, na qual apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade que queiram juntar-se a este gesto de caridade universal, em favor das “vitimas dessa catástrofe natural”