quarta-feira, 17 de setembro de 2014

 BISPOS DA GUINE-BISSAU ESCREVEM

Caríssimos irmãos e irmãs nas Dioceses de Bissau e Bafatá,

A todos, nossa saudação,

Com esta carta, congratulamo-nos com os esforços do Governo da Guiné-Bissau, Organismos Internacionais, Comunidades Religiosas no sentido de se prevenir contra a epidemia do vírus Ébola no nosso País.
 Com satisfação, temos notado o grande esforço da população guineense e de nossas comunidades paroquiais em colaborar na campanha de sensibilização, na limpeza dos lugares públicos, na organização e saneamento dos bairros e tabancas, etc,
Manifestando preocupação pela real ameaça do vírus, exortamos todas as nossas comunidades a procurarem sempre mais informações sobre a evolução da situação e que continuem a por em prática todas as medidas necessárias para a prevenção do referido vírus: que se siga colocando baldes com água e lixívia nas entradas das igrejas e locais de encontros para que todos possam lavar as mãos; que se evite encontros de férias; que se receba a comunhão nas mãos; que não se dê o abraço da paz durante a celebração da Santa Missa.
Através da Caritas Guiné-Bissau, da Comissão Justiça e Paz e da Rádio Sol Mansi será elaborado um programa de formação que permita às nossas comunidades participarem ativamente na campanha de sensibilização e prevenção do Ébola e de outras epidemias. Que todas as paróquias e missões estejam abertas às orientações a serem lançadas.

Como cristãos, fundados na Fé, continuemos a pedir ao Senhor que afaste esta doença dos nossos países e nos ajude a encontrar formas concretas de solidariedade com as populações mais afetadas.
Confiantes no Deus da Vida, enfrentemos este desafio com clarividência e coragem.

A todos, a nossa bênção.

Bissau, 15 de Setembro de 2014




Dom José Câmnate na Bissign                                                  Dom Pedro Carlos Zilli

          Bispo de Bissau                                                                       Bispo de Bafatá