domingo, 22 de agosto de 2010

formação de jornalistas aproxima católicos e muçulmanos

Um bispo católico e um Iman muçulmano encerraram nesta sexta-feira, dia 21 Agosto 2010 a sessão de formação de 30 jornalistas de duas rádios: Emissora Muçulmana, Rádio Escola Corânica, RECOM, e Sol Mansi, Emissora Católica da Guine – Bissau, na localidade Masoa. Numa iniciativa do diálogo inter-religioso, ao serviço da Comunicação Social, na Guine - Bissau, o Iman Muçulmano, Aladje Abubacar Djalo, da mesquita de Mansoa e o Bispo Católico da Diocese da Guine-Bissau falaram da comunhão das religiões ao serviço da paz, na Guine - Bissau.
A formação teve a duração de duas semanas e foi orientada por António Pacheco, da instituição portuguesa Pro Digninitate, com a ajuda da Cáritas Alemã. Os jornalistas foram capacitados em técnicas de pesquisa e produção jornalística ao serviço da reconciliação e da Paz. No fim dos trabalhos, o responsável disse que as eleições autárquicas anunciadas para Guine - Bissau, bem como, a possível presença no país de militares estrangeiros exige do jornalista maior articulação. Para Antonio Pacheco, os jornalistas devem estar atentos para que os direitos humanos não sejam ignorados e a paz seja sempre um fruto da justiça. Na ocasião, o Iman muçulmano, Aladje Abubacar Djalo elogiou a iniciativa de aproximação das duas rádios e defendeu esperar que a Guine-Bissau seja para o mundo um exemplo de diálogo entre religiões. Para o responsável religioso, a unidade entre confissões é força de esperança de paz na Guine-Bissau que não pode ser esquecida.
Rádio Escola Corânica é única estação de rádio Islâmica na Guine-Bissau com estúdios em Massoa e a Sol Mansi, emissora católica, é também é a única em todo país, tendo iniciado a sua caminha de difusão, em Mansoa. O diálogo e a colaboração entre os profissionais, o intercambio de programas e em várias outras iniciativas, no contexto do diálogo entre as confissões são apontados entre os ouvintes como um testemunho eficaz da credibilidade dos Meios de Comunicação no interesse pela paz e harmonia social, bem como a convivência inter étnica.