quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jovens fazem férias com enxada

A experiência reuniu 47 antigos alunos da Escola de Francisco da Floresta num campo de férias, na comunidade de Francisco de Floresta, nos dias 2 a 14 de Agosto,
jovens provenientes de vários pontos de Guine – Bissau, animados pelo lema: “Pegar a enxada para desenvolvimento na Guiné-Bissau", semearam 5mil plantas de mandioca e 2 Kg de Feijão.
Durante 12 dias de trabalho, de amizade, de formação e de encontro com uma realidade um pouco diferente daquela que estão acostumados jovens viveram dias diferesntes. As mãos ficaram marcadas com os sinais do trabalho, mas os corações levaram sinais de muita lembrança de amizades e das muitas experiências compartilhadas, testemunharam os participantes.
Na comunidade de São Francisco de Floresta tudo estava à disposição dos campistas. “Mas o que mais nos fez contentes foi o acolhimento e a disponibilidade do pessoal do Centro. Todos se mostraram disponível conosco, todos ficaram disponível com as nossas necessidades, todos, também as mulheres e os professores, trabalharam conosco, mesmo sem saber da colheita, o contentamento destes dias nos convida a continuar neste caminho de proposta de desenvolvimento dos jovens guineenses a partir da enxada, como forma de resgatar valores da terra”.

Padre Lucio Brentegani
Comissão dos jovens e adolescentes da diocese de Bafatà