sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jubileu lembra passado ateu

Irmãs Franciscanas de Imaculada Conceição celebram o jubileu, em Bambadinca, Diocese de Bafata. As irmãs chegaram a Guine - Bissau em 1985 e receberam como missão o trabalho junto da pediatria Simão Mendes, Hospital Público de Bissau.
Apesar da situação política desfavorável, com a ideologia política de partido único no país (comunismo ateu), a presença das religiosas colocava a Igreja diante de um novo desafio. Segundo o testemunho da Ir Margarida Bonilla, era proibido falar de Deus naquele tempo, mas várias pessoas que recebiam o serviço das madres, bem como muitos médicos, até cubanos, procuravam os sacramentos, e, “nós não podíamos impedi-los de entrar na Igreja”, declarou.
A nova ordem democrática instaurada no país em 1991 veio a facilitar o processo. Em 1993, as Irmãs abrem casa em Bambadinca, actual Diocese de Bafata, onde sustentam uma rede sanitária de vários postos de saúde nas aldeias bem como Centros de Recuperação Nutricional e escolas que vão desde a Primária até ao Liceu. A congregação foi fundada em 1874 no México e tem como carisma os trabalhos juntos dos pobres e necessitados.