segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ENCONTRO DE FAMILIAS DA PARÓQUIA SANTA ISABEL DE GABÚ



Igreja Paroquial Santa Isabel de Gabú

No domingo, dia 24 de Fevereiro, realizou-se um encontro de Famílias da Paróquia Santa Isabel de Gabú, com o tema: “Creio em um Só Deus e creio em Jesus Seu Filho Unigénito”. O encontro presidido pelo Pe. Admir Cristiano Barreiro. contou com mais de duas dezenas de participantes. Depois da explanação do Pe. Admir, os participantes mostraram interesse em aprofundar alguns aspectos da nossa fé. As famílias pediram que os fiéis cristãos estejam à altura de manter firme a sua fé; Para que isso aconteça, ressaltaram a necessidade de um esclarecimento acerca de determinados ritos culturais que, muitas vezes, impedem ou deixam confusos os fiéis no assumirem a sua identidade cristã de uma maneira mais autêntica. Por fim, agradeceram por tudo o que receberam para o crescimento da sua fé e esperam mais encontros deste género.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

SACERDOTES DIOCESANOS GUINEENSES NOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS




A Igreja da Guiné-Bissau, nas suas dioceses de Bissau e Bafatá, conta com 29 sacerdotes diocesanos guineenses, incluindo os dois bispos: Dom José Câmnate e Dom José Lampra Cá. Destes, 16 participaram dos exercícios espirituais orientados pelos Pe. Celso Corbioli e Frei Michael Daniels, de terça-feira dia 19 a sexta-feira, dia 22 de fevereiro, no Centro de Espiritualidade de N’Dame. Pe. Celso tratou os temas da Penitência, da Conversão e refletiu a Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2013: “Crer na caridade suscita caridade”. “Nisto conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele”( 1 Jo.4,16). Frei Michael, sublinhando a importância do Ano da Fé, ajudou o grupo na sua reflexão sobre a fé do cristão e do cristão sacerdote. Na sexta-feira, dia 22, Festa da Cátedra de São Pedro, os sacerdotes uniram-se na oração pelo Papa Bento XVI, agradecendo o Senhor por tudo que ele tem sido para a Igreja e para a humanidade. Rezaram igualmente pelo futuro Papa. Estes exercícios espirituais, organizados especificamente para os sacerdotes diocesanos guineenses, contaram com a ajuda econômica da Diocese de Verona. Dom Pedro Zilli teve a graça de participar destes dias de oração e escuta da Palavra de Deus. Em nome dos Bispos da Guiné-Bissau, Dom Pedro agradeceu os pregadores pela disponibilidade, as Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus de N’Dame pela oração para a santificação dos sacerdotes e pela solícita presença naquele Centro de Espiritualidade; agradeceu a Diocese de Verona pelo apoio, os participantes pela presença fundada na simplicidade da fé. Agradeceu a Deus pela graça do crescimento na comunhão com Ele. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Renúncia quaresmal para reedição do Novo Testamento




A renúncia quaresmal deste ano na Guiné-Bissau destina-se à reedição revista do Novo Testamento em crioulo. A decisão enquadra-se no âmbito do ano da fé proclamado pelo Papa Bento XVI que se comemora entre 11 de Outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de Novembro de 2013.

Os bispos das duas dioceses (Bissau e Bafatá) explicaram os motivos que os levaram a destinar a renúncia quaresmal deste ano para esse fim, “nós, bispos das dioceses de Bissau e Bafatá, de comum acordo, informamos a todas as paróquias e Missões de que a renúncia quaresmal do Ano da fé será destinada à reedição revista do Novo Testamento em crioulo”. Continuando os bispos na nota dizem que “a decisão é motivada pela importância da Palavra de Deus na vida da fé. “De fato, quando a palavra de Deus é bem compreendida e bem assinalada suscita e alimenta a Fé do crente, fazendo com que ele se abra ao amor a ser dedicado aos mais carenciados”.

Os bispos apelaram ainda aos párocos, responsáveis das comunidades e das Missões para se envolverem nas sensibilizações dos seus paroquianos para a materialização deste nobre desejo.

Prosseguindo os bispos afirmam “neste tempo favorável de conversão, desejamos a todos os fiéis, um maior crescimento e consolidação na fé, como também uma vida cristã mais renovada e mais engajada”.

Concluíram os bispos, exprimindo o desejo que a mensagem do Papa Bento XVI “Crer na caridade suscita caridade”, e a mensagem dos bispos da Conferência Episcopal Interterritorial Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau, não passem despercebidas aos cristãos católicos guineenses. “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16) e a Exortação da nossa Conferência Episcopal para a Quaresma 2013 “alguns desafios da Ecologia, à luz da Fé cristã”, sejam tomadas na devida consideração por todos os nossos diocesanos guineenses. Os bispos fecharam a referida nota com esta oração: “Unidos na oração, que o Senhor conceda a todos os nossos irmãos e irmãs na fé, um bom itinerário quaresmal rumo à Páscoa”.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DAS MISSÕES





A Associação Amigos das Missões, que nasceu em 1998, a partir da experiência do Diácono e enfermeiro Sebastiano Genco, tem a sua origem na Sicília (Itália), Diocese de Acireale, e se ocupa de crianças desnutridas, adoção à distância, escolas, ajuda aos professores, poços, etc. Na Diocese de Bissau, já realizou várias atividades, como por exemplo, em Bula, Bijimita, Ngoré. Na Diocese de Bafatá, a Associação tem colaborado com Tite na construção de salões polivalentes, poços e no âmbito da saúde. Hoje, dia 15, dez amigos da Associação, entre os quais o Diácono Sebastião, estiveram visitando Bafatá para cumprimentar Dom Pedro Zilli e falar do desejo de irem sempre mais ao encontro dos pobres e carenciados. Dom Pedro agradeceu-os pela visita e por todo o serviço que realizam em favor dos guineenses mais necessitados. 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

QUARESMA 2013:EXORTAÇÃO DOS BISPOS FÉ E ECOLOGIA


Por que escolher um tal tema?  
Os bispos da Conferência Episcopal interterritorial Senegal, Mauritânia, Cabo Verde e Guiné-Bissau, inserirem a sua mensagem para a Quaresma de 2013, cujo tema é:  "Alguns Desafios da Ecologia à luz da fé cristã"  no contexto do Ano da fé.  Eles resumem esse tema em duas palavras:   "Fé e Ecologia"  e dão aos fiéis as razões para a sua escolha:   "Através desta exortação, nos queremos chamar a vossa atenção a problemática ecológica e ambiental, não somente porque ela responde a uma preocupação pontual de  sobrevivência da humanidade, mas também porque ela interpela e estimula a fé dos cristãos, impulsionando-os a reconsiderar sua relação com a Criação, e consequentemente, com o Criador. Esta exortação é, alem disso, mais importante, pois ela se situa no quadro providencial do Ano da Fé  proclamado pelo Papa Bento XVI. " Os bispos acrescentam  que fé e a ecologia são duas realidades a serem tomadas como complementares.   
A estrutura da mensagem 
A mensagem dos bispos está estruturada em três partes: a primeira, intitulada a Palavra de Deus e Ecologia, centra-se no ensino dos escritores sagrados (da Bíblia) sobre a necessidade para o homem de aprender a respeitar a criação, protegendo-a, conservando e valorizando-a; na segunda parte, os Bispos expõem os ensinamentos do Magistério (os Padres da Igreja, o Concilio Vaticano II, Papa João Paulo II e Bento XVI) sobre a ecologia e a terceira parte contém orientações práticas que eles dão para os cristãos. Deve-se notar que estas três partes estão enquadrados por uma introdução e uma conclusão.  
O que é Ecologia Humana? 
Os bispos retomam Joel Sprung, um militante da  civilização do amor, que respeita a vida e a dignidade humana, com base na doutrina social da Igreja,   e indicam que a ecologia humana " é uma ecologia integral que absorve num mesmo élan de comunhão a pessoa humana com todo o seu ambiente natural e social.” 
Os bispos salientam que, a ecologia humana, comporta, para os fiéis, implicações concretas que convêm observar e realizar.
Orientações para ações concretas 
Quatro são as orientações.  Os bispos desejam primeiramente que a partir desta Quaresma de 2013, que cada cristão plante e cuide de uma árvore a cada ano; que os jovens cristãos se tornem líderes ecológicos em seus bairros, engajando-se com os seus concidadãos, a fazer com que as ruas e praças sejam atraentes, através de campanhas periódicas de limpeza e embelezamento.  Eles pedem as famílias cristãs de se distinguirem pela limpeza e a boa manutenção de suas casas. Os bispos sublinham que tais orientações devem ser estendidas as casas paróquias, casas religiosas, e todas as outras estruturas da Igreja. Em segundo lugar, os bispos sensibilizam sobre três preocupações que carregam em seus corações sobre o cuidado das igrejas: favorecer a ventilação e iluminação naturais; decorar igrejas utilizando, sempre que possível, plantas e flores naturais, e encorajar os jovens, rapazes e raparigas e os homens, a se engajarem na limpeza regular das igrejas e seus arredores. Terceiro, como em 2011, os bispos retomam a questão da maneira decente de se vestir para ir a igreja, recordando o carácter sagrado  das igrejas que exige um profundo respeito e  contam com um bom exemplo dos adultos. Eles também denunciam o alvoroço (bavadarges) e concertos em locais de culto.
Enfim, as autoridades locais e os governantes, são convidados a tomarem medidas práticas e eficazes, tais como a recolha, tratamento, reciclagem do lixo, a criação de espaços verdes e arejados de jogos para os jovens, a luta pelo ambiente saudável…


SEDICOM-Dakar  

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FUNDAÇÃO JOÃO PAULO PARA O SAHEL REUNIDA


O Conselho de Administração da Fundação João Paulo II para o Sahel está reunido em Nouakchott, Capital da Mauritânia, desde o dia 01 de Fevereiro. A reunião irá até o dia 11. Nove são os países que compõem a Fundação: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal. Os bispos administradores, entre os quais, Dom Pedro Zilli, representando a Guiné-Bissau, ajudados por técnicos, estão procurando compreender sempre mais a missão da Fundação na sua luta contra a seca e a desertificação que tocam os mais pobres entre os pobres. Neste tempo de crise moral e financeira que a humanidade está a atravessar, a Fundação é chamada a aprofundar a sua identidade em vista de um testemunho ainda mais claro da caridade de Cristo. A reunião em Nouakchott está a ser marcada pela oração por todos os países do Sahel, especialmente pelos irmãos do Mali que sofrem as consequências de uma guerra. Na Mauritânia há grupos de cristãos provenientes de vários países: Senegal, Costa do Marfim, Togo, Guiné-Bissau, Benin…! Para segunda-feira, dia 11, à tarde, é previsto um encontro dos guineenses com Dom Pedro Zilli

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

BAFATÁ: DIA DA VIDA CONSAGRADA



No sábado, dia 02 de fevereiro, foi celebrado, em Bafatá, o dia da Vida Consagrada. 85 Religiosas das duas dioceses da Guiné-Bissau estiveram presentes para celebrar, em conjunto e solenemente, as maravilhas que o Senhor realiza em suas vidas e descobrir com um olhar de fé as raízes da sua vocação. Depois de um delicioso café, na cúria diocesana de Bafatá, os participantes foram encaminhados até à Paróquia São Daniel Comboni. O padre Lucio Brentegani deu as boas-vindas a todos as consagrados presentes.

Em seguida, iniciou-se ao programa previsto para este dia:
Oração que foi orientada pelas Irmãs Filhas de Sagrado Coração de Maria. Neste clima de oração, foi lida a mensagem enviada por Dom Pedro Carlos Zilli aos religiosos.

Palestra orientada por padre Frei Michael Danieis
Tema: VIVER A FE COMO COMUNIDADE RELIGIOSA

Apresentação dos Estatutos, em estudo, da futura Conferência da Vida Consagrada da Guine Bissau (COVICGB) orientada pelo Pe. Renato Chiumento.

As 12h30, Dom José Lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau, presidiu à celebração eucarística, em ação de graças ao Senhor pela doação das irmãs e padres que celebram, neste ano, 25 e 50 anos de consagração religiosa e pelo trabalho das missionárias que, por obediência, deixarão a Guiné-Bissau para irem servir onde o senhor as chama.

Ao final da celebração Dom Lampra fez a entrega solene, aos superiores e superioras dos Estatutos, em estudo, da futura Conferência da Vida Consagrada da Guiné Bissau.

Após à Santa Missa os participantes partilharam os saborosos pratos que cada fraternidade trouxe para celebrar este dia, cantaram parabéns e cortaram o bolo dos 25 e 50 anos aos que, neste ano festejam seu jubileu. Às 16 horas, concluíram o dia com agradecimentos ao Senhor pelo dom da Vida Consagrada. Regressaram às suas casas para continuar anunciando a Vida já presente na historia de todos os consagrados/as, prometendo se encontrar novamente no dia 16 de abril para a aprovação dos referidos Estatutos.