sábado, 30 de outubro de 2010

Pastoral juvenil trabalha na Ilha de Bubaque

Jovens do Sector Pastoral de Bissau trabalham em Bubaque. Animadores de vários grupos juvenis da cidade de Bissau viajaram 4 horas de barco para se encontrarem com os jovens daquela comunidade da Ilha de Bubaque, nos dias 29, 30 e 31 de Outubro de 2010.
A excursão, segundo os responsáveis, é uma tentativa de animação ao grupo que, há um tempo a esta parte, tem mostrado dificuldade de se organizar e participar em eventos do sector, dada a sua localização geográfica. Os jovens na primeira noite fizeram uma “Palhota de Oração” e na manha seguinte partilharam um tema de formação com o interesse de despertar a liderança, deixando o entretimento para o último momento. A apresentação do tema partilhada entre todos com o testemunho dos visitantes abordou a necessidade de um grupo de jovens católicos, como espaço de partilha da fé e testemunho.
A Guiné-Bissau é um país com 36.125 kilometros quadrados dos quais 1.500 Kilometros quadrados é insular. O acesso às localidades das Ilhas se faz geralmente de canoas, havendo ainda muito pouco investimento no transporte fluvial. Para toda região das iIhas Bijagos, a comunidade católica de Bubaque é a única referencia, no conjunto de 37 ilhas habitadas. Há Ilhas em que os missionários nunca chegaram e as pessoas não conhecem o evangelho nem tão pouco a igreja.
A louvável iniciativa dos jovens de Bissau espera-se que seja seguida por outras pastorais e serviços eclesiais.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Diálogo enriquece presença missionária

A convicção foi partilhada pela Cláudia Conceição Santos, brasileira responsável da Comunidade Divino Oleiro, na Guiné – Bissau: “O convívio com a maioria não católica, muçulmanos e praticantes da religião tradicional desperta-nos em muitas coisas”, disse.
Cláudia defende que os missionários apresentam-se mais, em alguns casos, como arautos do desenvolvimento social: “acho que isso é muito pouco para a nossa missão”. Para ela, a presença da Igreja no social é também uma forma de diálogo, porém não pode perder de vista o anúncio directo da pessoa de Jesus
A comunidade Divino Oleiro é um grupo de Leigos Consagrados fundado por padre Marcio Alexandre Vignoli na Arquidiocese de Florianopolis – Santa Catarina - no Brasil. Na Guine -Bissau, a comunidade tem presença na Diocese de Bafata na comunidade de Empada, numa experiência de discernimento para uma possível presença na diocese.
No Brasil a Comunidade Divino Oleiro tem presença em três dioceses, sendo a Diocese de Bafata a primeira fora do Brasil. Com apenas três membros na comunidade de Empada, a comunidade é presença no Hospital local e na paróquia onde está inserida trabalha com os adolescentes e jovens. Em menos de um ano de presença, no grupo vocacional já tem jovens leigos que buscam conhecer mais a comunidade e um dia experimentar o carisma.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Qualificação do Seminário reduz número dos alunos

Apenas com 25 seminaristas, ao contrário aos 42 alunos do ano lectivo passado, o seminário Dom Settimio abriu as portas. De acordo com o reitor, padre Bernardo Gomes, o seminário tomou a decisão de incluir no acesso ao propedêutico o 12º Ano de escolaridade o que reduziu o número dos seminaristas para o acesso a esta a primeira fase. O reitor apontou que está sendo feito um trabalho de base nas comunidades, por isso: “Temos muitas vocações, o número deste ano é apenas um ajuste técnico, nada tem a ver com a falta de vocações”, justificou. Para ele, em Bissau, os números nos seminários menores, tanto para as dioceses como para as congregações são consoladores. O ajuste concorre para a formalização do processo de reconhecimento pela urbaniana, tal como foi recomendado na última visita do Nuntio Apostólico ao Seminário Dom Settimio Arturo Ferrazzeta. Dos 25 seminaristas que abriram o ano 13 são teólogos, 10 filósofos e apenas 2 do propedêutico, entre diocesanos das dioceses de Bafata e Bissau; do Preciosíssimo Sangue e Franciscanos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Antula acolhe bispo no Dia das Missões

A paróquia de São Francisco de Antula celebrou o dia das missões com dom José Camnate, neste domingo 24 de Outubro de 2010.
Na ocasião José exortou aos fiéis ao espírito missionário, partilhando a mensagem do Papa: “O mundo de hoje tem necessidade de Deus e cada um de nós, baptizados, tem uma divida para com os que não acreditam em Deus”, disse. Lembrou ainda o padre Gaudêncio missionário guineense na Nova Guiné, convidando a todos para a necessidade de contribuírem com as suas ofertas para as missões. Para dom José, é preciso que os guineenses partam em missão e a oferta para as missões é uma oportunidade.
A comunidade de São Francisco de Assis de Antula é assistida pelos padres Fidei Donum, angolanos da Diocese de Benguela, Angola. A partir de 18 de Setembro, deixaram a cúria diocesana para residir na comunidade. É a primeira vez que o bispo visita a comunidade. Em visita aos missionários, comunidade de irmãs e a comunidade dos padres, o bispo lembrou os desafios e a necessidade de trabalho em equipa para o bom desempenho pastoral

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ano Pastoral 2010/2011

O Dia das Missões a ser celebrado neste 24 de Outubro 2010 vai marcar abertura do Ano Pastoral, assinalando, em várias comunidades, a abertura do novo Ano catequético 2010/2011. A expectativa é que aumente o número de catequistas, dado o elevado número de crismados verificados em quase todas as comunidades, no ano de 2010.
A mensagem do bispo sobre Bem Formar a Consciência Moral é partilhada aos fiéis como proposta para as pastorais e movimentos em vista aos desafios que se impõem à comunidade guineense, no contexto em que os cristãos estão inseridos.
O Liceu João XVIII, por exemplo, está a articular a sua agenda para propor a temática pastoral aos professores, neste começo do ano lectivo em vista ao melhor aproveitamento da mensagem. O caminho deverá ser seguido por várias instituições de ensino afectas à diocese.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Jardin infantil assinala presença do carisma

As primeiras irmãs da cidade de Bissau, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição abriram, desde 11 de Outubro de 2010, o jardim infantil na periferia da cidade, no bairro de Antula. A estrutura que foi construída de raiz e acolhe 95 crianças, assinala a presença do carisma das hospitaleiras na comunidade de Antula, onde residem, desde 1981.
As irmãs conhecidas popularmente como “Irmãs da Praça” (irmãs da cidade) chegaram a Guine -Bissau em 1933, caracterizando a sua missão em internatos femininos. Na cidade de Bissau, desde 1942, criaram um Internato em Bor, que depois veio a ser confiscado pelo estado nos anos depois da independência. Porém, o trabalho com os mais pobres não parou, daí a opção pela periferia da cidade.
Para a Ir Leonidia Fernandes Bras, hospitaleira em missão na Guiné há 45 anos, os tempos são outros, mas o homem sempre tem necessidades: “Acho que temos que olhar sempre para frente sendo presença na comunidade”. A religiosa destacou ainda que a acção de evangelização implica a promoção humana. Se naquele tempo se dava a catequese nas escolas, hoje qualquer serviço que se faça não podem deixar de interpelar a pessoa para o seu fim último.
O Jardim de Antula, segundo as madres acolhe crianças de várias confissões. Em conformidade com as normas do Ministério da Educação vai seguir as orientações didácticas e pedagógicas. Porém, não vai deixar de prestar atenção ao fenómeno religioso, como lugar de fomentar valores nas novas gerações.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O país está doente

As declarações são do padre Domingos Cá, vigário geral da Diocese de Bissau, foram ouvidas neste domingo, 10 de Outubro de 2010, em missa que assinalou a passagem do 22º aniversário da Paróquia de São Francisco de Assis de Antula, na periferia de Bissau.
“Guineenses, o país que nós amamos está doente e a vida social se vai degradando dia após dia, o mesmo é dizer, que deixemos as acusações e as desconfianças, reconheça cada um os seus erros”. Segundo o vigário geral, o problema é que ninguém reconhece os seus erros e se prodigalizam a apontar erros dos outros, de pequenas coisas destacadas de outros, se fazem crimes para se inculparem e ilibarem seja do que for. “Consequência é que vivemos num clima de permanentes acusações e suspeita generalizada, num ambiente de confusão e desorientação e é o país que se vê adiado”.
A homilia calou fundo a assembleia dominical que, nos últimos dias, tem acompanhado as movimentações do xadrez político e militar, caso que tem suscitado na opinião pública nacional e internacional comentários que apontam para um clima de suspensão, em relação a urgência da paz e reconciliação no país. Neste contexto, olhando para frente, apelou ao testemunho cristão, apontando o caminho da humildade, evocando o exemplo do primeiro bispo de Bissau dom Settimio, filho de São Francisco, pelo seu testemunho na promoção do diálogo entre os guineenses, rezou: "Entreguemos a Deus pela oração a nossa preocupação e que a confiança volte a reinar entre os homens”.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jubileu lembra passado ateu

Irmãs Franciscanas de Imaculada Conceição celebram o jubileu, em Bambadinca, Diocese de Bafata. As irmãs chegaram a Guine - Bissau em 1985 e receberam como missão o trabalho junto da pediatria Simão Mendes, Hospital Público de Bissau.
Apesar da situação política desfavorável, com a ideologia política de partido único no país (comunismo ateu), a presença das religiosas colocava a Igreja diante de um novo desafio. Segundo o testemunho da Ir Margarida Bonilla, era proibido falar de Deus naquele tempo, mas várias pessoas que recebiam o serviço das madres, bem como muitos médicos, até cubanos, procuravam os sacramentos, e, “nós não podíamos impedi-los de entrar na Igreja”, declarou.
A nova ordem democrática instaurada no país em 1991 veio a facilitar o processo. Em 1993, as Irmãs abrem casa em Bambadinca, actual Diocese de Bafata, onde sustentam uma rede sanitária de vários postos de saúde nas aldeias bem como Centros de Recuperação Nutricional e escolas que vão desde a Primária até ao Liceu. A congregação foi fundada em 1874 no México e tem como carisma os trabalhos juntos dos pobres e necessitados.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Guiné-Bissau envia 1º padre do PIME

Padre Gaudêncio Francisco Pereira, Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras, PIME, ordenado dia 30 de Julho 2010 foi enviado neste Sábado, dia 2 de Outubro de 2010, em cerimónia que reuniu a comunidade Católica na Guine – Bissau, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Bissau.
Na ocasião missionários de diferentes proveniências partilharam testemunho de missão: Padre Guilherme, angolano, Fidei Donum, da Diocese de Benguela, 6 anos na Guine – Bissau; Adriana brasileira, Leiga Missionária na diocese de Bafata; Ir Laura, equatoriana das marianitas, 18 anos de presença na Guine - Bissau. Dificuldades e desafios, temperados como alegria de ser servidor do reino foram propostos ao Gaudêncio como indicativos de que a missão conta com a permanente presença do Espírito Santo, protagonista da Missão.
A Guine – Bissau tem vários dos seus filhos missionários em vários institutos espalhados pelo mundo, tanto masculino como feminino. Mas, o envio de Gaudêncio Francisco Pereira é um marco histórico que renova esta fecundidade da Igreja Local que tendo recebido também parte ao serviço dos outros.