quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mauritânia pede missionários a Guine – Bissau

Dom Martin Albert HAPPE, Bispo de Nouakchott, Mauritânia, solicita aos bispos da Guine-Bissau, missionários para a sua comunidade.
Mauritânia é um país islâmico. A religião cristã no país é praticada pelos estrangeiros, considerados cidadãos não - islâmicos. Actualmente o maior número de estrangeiros na Mauritânia é originário da Guiné-Bissau. Para o Bispo de Nouakchott a presença missionária seria mais benéfica para aquela comunidade de emigrantes guineenses naquele país.
No entanto, o pedido de presença de uma equipa missionária da Guine - Bissau não é novo. Apesar da exiguidade de missionários, a comunidade católica na Guine-Bissau tem envidado esforços de garantir presença, sobretudo nos tempos fortes em vista a minimizar a situação.
A última vez que a Guiné-Bissau enviou uma equipa missionária foi em 2009. Porém, uma presença mais estruturada poderia enriquecer mais as duas comunidades.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conferência Episcopal apela aos jovens

Os Bispos da Conferencia Episcopal Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau exortam os jovens para um advento de um mundo novo na Quaresma de 2011, com o Tema: “permanecei arraigados, firmados na fé para uma igreja viva, advento de um mundo novo”.
O documento a ser lançado dia 9 de Março de 2011 nas comunidades dos respectivos países, aponta a actualidade do apelo sinodal, da Assembleia Especial para África, “África levanta-te pega a tua enxerga e anda”. Ao mesmo tempo não esquece os desafios de uma imagem cristã, ao serviço de uma cidadania responsável. Destaca a educação aos valores, para uma vida mais saudável.
Para os bispos, os jovens estão diante da vida e diante da morte e que só uma escolha livre é que poderá trazer a vida. “O dinheiro para quem fuma ou se droga financia a destruição, quando deveria ser para ajudar a estabilizar a vida familiar”, exemplificam. Diante de tais obstáculos, a Quaresma é um momento de refazer a escolha, “ocasião de promover a vida”, advertem os bispos da Conferência Inter-territorial.
Em 2010 a exortação dos bispos foi dedicada aos sacerdotes com o tema Fidelidade de Cristo, no contexto do ano Sacerdotal.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Beatificação de uma portuguesa movimenta católicos na Guiné-Bissau

A mulher que enviou as primeiras religiosas à Guine – Bissau em 1893 será beatificada, no dia 21 de Maio de 2011. A Ir Maria Clara do Menino Jesus vai ser proclamada beata, pela Igreja Católica, no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Maria Clara é fundadora dos Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, conhecidas popularmente como “irmãs da praça” em Bissau. As religiosas chegaram a Guiné-Bissau em 1893, na localicade de Bolama, começando um trabalho assistencial no hospital local. Em 1942 fixaram-se na Paróquia da Catedral de Bissau e mais tarde, no Internato de Bor, no cuidado com a formação feminina.
O evento da beatificação, segundo autoridades eclesiais reveste-se de uma importância particular por trazer em acto a história da evangelização cujo valor tem engajado a esperança do povo na luta pela paz social. Por isso, além da presença de católicos guineenses na festa da beatificação, um programa deverá ser encaminhado para dar aos fies oportunidade de vivência espiritual nas comunidades, homenageando o testemunho heróico das primeiras missionárias.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tite inaugura Liceu

A estrutura foi inaugurada com o nome de Liceu Gino Ambrosi. O evento contou com a presença de autoridades politicas, administrativas, tradicionais e religiosas nacionais e estrangeiras. Dom Pedro Zilli Bispo de Bafatá e Bispo de Ivrea,Italia, Dom Arrigo Miglio, acompanharam o evento, no dia 12 de Fevereiro 2011.
A oração de Dom Pedro e a bênção de Dom Arrigo fizeram o programa. Na ocasião o padre José Bergesio, Assistente Pastoral de Tite manifestou sua alegria por ter recebido a visita de Dom Arrigo Miglio e por este ter ajudado na concretização do sonho. Entre os presentes estiveram também as netas de Gino Ambrosi que em vida foi missionário em Tite, onde viveu desde o início da década de 90 até à morte, a 02 de Agosto de 2000, da qual família se deve a construção da escola. Usando da palavra, Dom Arrigo recordou em memória a vida e a morte de Gino que tendo sido missionário em Tite era como uma semente que caiu na terra e que já tinha começado a dar seus frutos de esperança para a Guiné-Bissau.
Mesmo que a escola funcionasse já, a sua inauguração entra na história, com o novo aparato, no desafio de oferecer qualidade, recordou o Bispo de Bafata, Dom Pedro Zilli. Todas as autoridades presentes manifestaram seu contentamento por mais um Liceu e agradeceram a população pela luta bem como a Missão Católica que se colocaram ao lado do povo.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Prevalência do HIV-SIDA na Guiné-Bissau é preocupante

“Todos os dias as pessoas chegam ao hospital faz entrada de casos novos, alguns deles em estado avançado”. A informação é do director clínico do Hospital de Cumura, Frei Victor Farinha Henriques, OFM que falava por ocasião do Dia Mundial do Doente que se celebra neste 11 de Fevereiro.
Pela unidade hospitalar de Cumura são diagnosticados em média cerca de 2 mil pessoas de diversas patologias sendo a maioria com HIV-SIDA. Segundo o Frei, alguns em estado grave são deixados a internar, mesmo sem esperança de vida. “Nestes casos damos apenas apoio moral”, disse. Por isso, o médico defende ainda que todo trabalho que se faz até hoje, neste domínio, é pouco. A opinião é partilhada pela Ir Valéria Amato, Franciscana Missionária do Coração Imaculado de Maria, que há 10 anos trabalha em Cumura com HIV e Tuberculose. A religiosa pede que se redobrem esforços sobretudo nas camadas jovens, apelando ainda para o cuidado com os doentes neste estado.
O Hospital de Cumura é dos frades menores, na Guiné-Bissau. No país, é uma referência em acompanhamento de pacientes com casos de HIV-SIDA e Tuberculose. Inicialmente criado para atender doentes com lepra em 1969, foi visitado pelo Papa João Paulo II, no dia Mundial da Lepra a 28 de Janeiro de 1990.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cáritas

Agentes Sociais de Assistência alternativa, coordenados pela Cáritas da Guine-Bissau estão em Semana de Seminário desde Segunda - feira.
Os trabalhos terminam esta Sexta-Feira, com a apresentação dos trabalhos, visando animar a linha de assistência alternativa e a educação social, apontada para o desenvolviemto sustentável.
Além dos Centros Nutricionais estão presentes os da Pastoral da Criança e Medicina Alternativa.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escutismo cresce em Bafata

O Agrupamento 5 realizou promessa na Catedral de Bafatá, em celebração Eucarística presidida por Bispo da Diocese Dom Pedro Carlos Zilli.
A Catedral estava repleta até no pátio, acolhendo a promessa79 escuteiros, num evento que contou com uma velada de véspera. A primeira dos Lubitos recebeu 32 novos membros, a Secção dos Exploradores Júnior 26 novos membros e a terceira de explorador sénior recebeu 15 novos membros e 6 novos.
O bispo exortou os jovens a viverem a sua entrega sem se descuidarem da pedagogia da fé que faz deles heróicos mensageiros da fé, esperança e caridade para a construção de um mundo melhor. As actividades concluíram com um almoço de confraternização de todo agrupamento no salão paroquial, no dia 30 de Janeiro de 2011.(Padre Abraão Ambessum Sambú)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Direitos Humanos e Desenvolvimento

Os membros da Comissão Justiça e Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento, da Diocese de Bissau visitam as Pequenas Comunidades Cristãs, nas paróquias. O objectivo do encontro é sensibilizar os fiéis para os Direitos Humanos e inteirar-se da realidade vivida pelas pessoas nos bairros.
Uma equipa de Animadores da Cáritas e Comissão de Justiça e Paz, coordenada pela senhora Ângela Barbosa ao deslocarem-se, reúnem as pessoas nos bairros de comunidades próximas, com os membros locais da Justiça e Paz e Desenvolvimento. A conversa é animada com umas perguntas em estilo de entrevista. Segundo Frei Michael Daniels, ofm, a metodologia de trabalho com as pessoas em pequenos grupos é a forma encontrada para contactar as comunidades, buscando reforçar a organização de base sobre o Caminho da Justiça e Paz, Direitos Humanos e a consciencialização das problemáticas locais.
Para o sector de Bissau, os trabalhos tiveram inicio no dia 1 de Fevereiro de 2011. Neste mesmo mês estão agendadas as visitas às comunidades paroquiais de São Francisco de Assis de Antula e Santa Luzia. No fim da visita a cada comunidade, de acordo com a localização das comunidades visitadas, é feito um relatório que vai oferecer dados para intervenção e acompanhamento.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Guineenses em Portugal

Os guineense católicos em Portugal celebram dom Settimio Arturo Ferrazzetta, no dia 30 de Janeiro de 2011, para assinalar a data da morte do primeiro bispo de Bissau dia 27 de Janeiro, na paroquia de Nossa Senhora da fé, em Monte Abraão.
A iniciativa que já tem mais de 10 anos foi animada pelo coral denominado dom Settimio associado ao Fórum dos Católicos Guineenses, em Portugal. O objectivo da celebração é recordar as obras e vida do grande o homem que deu a vida pela evangelização e a paz no seio dos povos da Guine-Bissau.
Mas mais do que recordar dom Settimio é fundamental continuar a sua obra, permanecer fiel aos seus ensinamentos, assumir e divulgar o seu legado, no serviço dos outros na verdade que liberta, segundo a inspiração das seu lema episcopal. (Padre Augusto Mutna Tamba)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ele viverá para sempre

Gianni Malacchini, voluntário a Guiné-Bissau, partiu para a casa do Pai, aos 66 anos, vitima de doença, no hospital de Negrar, na Itália, no dia 1 de Fevereiro 2011. Gianni é itáliano natural de Verona, casado com Bruna de quem teve 3 filhos, Andrea, Daniela e Davide.
Abriu a rota de serviço a Guine-Bissau, em 1985. Até ao presente, fez ao país 30 viagens, em trabalhos de voluntariado. A última vez que veio a Guine-Bissau foi no 14 de Janeiro de 2011. No dia seguinte à chegada sentiu febres e foi evacuado para o tratamento e não resistiu.
A amizade com a Guiné-Bissau ficará para sempre patente nas estruturas que ele ajudou a erguer, em várias obras sociais e eclesiais nas dioceses de Bissau e Bafata.
As comunidades exprimem condolências à família e rezam pela sua alma, como sinal de gratidão pela sua sua entrega solidária. Por isso, dever-se- à rezar missa pela sua alma no dia do seu funeral, que acontece nesta 6ª feira, na Itália.