terça-feira, 28 de junho de 2011

Sinais de esperança animam pastoral

Situação politica considerada “estabilizada”, com a recente lei das Autarquias e governo mais aberto ao diálogo são tidos como sinais positivos para uma novo posicionamento pastoral, no plano estratégico da diocese de Bissau 2010-2014, apresentado aos agentes de pastoral neste dia 28 de Junho de 2011.
O documento de 26 páginas foi produzido por uma equipa técnica de instituições diocesanas e parceiros, com ajuda da Cooperação Holandesa e a Fundação Evangelização e Cultura,FEC, reflecte a intervenção da Igreja nos princípios da Doutrina Social da Igreja, tendo como valores fundamentais o incremento da vida social. Ao mesmo tempo busca aprofundar e viver a Igreja como família de Deus, incentivando o fiel a um forte sentido de pertença a Cristo na comunidade local, descobrindo a sua vocação e assumindo a sua responsabilidade, com a participação activa na vida da mesma comunidade.
A apresentação aos agentes de pastoral foi feita pelo senhor Simão Cardoso Leitão da FEC, no fim da manhã deste 1º dia de trabalho.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Diocese avalia andamento pastoral

Os agentes de pastoral da Diocese de Bissau reúnem-se a partir desta 3ª feira na cúria diocesana para avaliar o ano pastoral 2010/2012 e programar o próximo ano 2011/2011. A reunião marcada para dois dias, 28-30 vai passar em revista os relatórios das paróquias e missões; comissões e serviços pastorais.
A carta Pastoral do Bispo, "Como bem formar a Consciência Moral para melhor Testemunhar” será o temário que vai conduzir os trabalhos em vista aos desafios pastorais no próximo ano. O Conselho Permanente do Secretariado Diocesano de Pastoral em nota distribuída às comunidades espera dos delegados, padres irmãs e leigos maior empenho.
Segundo a Agenda diocesana, o Ano Pastoral encerrou oficialmente no dia 26 de Junho de 2011.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Seminário Bambaran di Mindjer: Um corpo que fala

Raquel Biscaia, Capacitadora de Jardins de Infância (Projecto Bambaran di Mindjer) - FEC

Dentro do “Projecto BdM - profissionalização das mulheres e melhoria da qualidade da educação de infância na Guiné-Bissau”, têm vindo a ser desenvolvidos ciclos de seminários mensais destinados à comunidade educativa de Bissau em geral.
Ao longo dos últimos meses, e tendo em conta a adesão a estes seminários, o projecto passou a integrar, na sua dinamização, o Curso Superior em Educação de Infância da Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino (CIEE). O penúltimo do segundo ciclo de seminários foi planeado com a participação do professor de expressões do referido curso, onde uma formadora externa dinamizou actividades. Dedicado ao tema “Um corpo que fala”, durante aproximadamente uma hora e meia, os participantes “descalçaram-se” das actividades rotineiras de recortar e colar na sala de aula para correrem livremente ao longo do salão, rindo, utilizando diferentes partes do corpo e de tom de voz para realizar os exercícios. A maioria não chegou a reconhecer que efectuava expressão dramática mas apenas jogos.
As actividades, apresentadas ao grupo por uma cooperante portuguesa integrante do projecto do Programa de Apoio ao Sistema de Ensino da Guiné-Bissau - PASEG, licenciada em educação de infância e com prática profissional no ensaio de grupos de teatro, mostraram às educadoras presentes várias possibilidades de trabalharem com o corpo.
Através do corpo, a criança tem a oportunidade de se conhecer a si própria e ao mundo que a rodeia. No jardim de infância, seguindo-se uma ordem predefinida, podem-se dinamizar vários jogos que podem tratar, por exemplo, conteúdos curriculares (vogais, cores, noções matemáticas - perto, longe, vazio/cheio, etc.) e desenvolver competências (memória, atenção, criatividade, expressão oral e corporal, dar forma a sentimentos, etc…). Educadoras e crianças podem ainda, ao mesmo tempo, divertir-se, desenvolver-se e ter confiança nas suas próprias capacidades.
Esta revelou-se uma actividade lúdica, na qual as alunas do curso tiveram a oportunidade de partilhar a experiência com a coordenadora, a irmã Dina, que considerou a actividade muito dinâmica, atractiva, desenvolvida com recursos materiais muito simples (bola e lenço), dando a possibilidade de ser replicada facilmente. De facto, houve educadoras que colocaram logo no dia seguinte alguns dos exercícios em prática com as suas crianças.
Estamos perante uma nova geração de educadores/as, dispostos/as a enfrentar o desafio de melhorar o ensino pré-escolar na Guiné-Bissau. Chega de ficar sentado a escrever! Vamos brincar!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Institutos femininos de vida religiosa unificam a formação

A proposta foi avançada pela ir Laura Aguiar, coordenadora da comissão interdiocesana da vida consagra na Guiné-Bissau: “A tentativa é buscar uma maior entronização local na cultura e responder a demanda vocacional nos jovens que procuram a vida religiosas”, disse.
As negociações entre os institutos já deram passos. Este ano, por exemplo, a primeira etapa de formação denominada postulatado já reuniu um pequeno núcleo de candidatas na casa das Irmãs de Maria Imaculada: 4 jovens de duas congregações diferentes, Irmas Adoradoras do Sangue de Cristo e Irmãs Franciscanas de Cristo Rei caminharam juntas. No próximo ano Ano Pastoral, poderá se lançada a base para um noviciado comum, que deverá funcionar provisoriamente no Centro de Espiritualidade de Ndame.
Segundo a Ir Laura o povo guineense é rico, apesar da pobreza material. A jovem vocacionada desta terra, para a Ir Laura, deve ser portadora desta riqueza para o diálogo cultural que se exige nos processos de evangelização e desenvolvimento, como parte da sua identidade.
A Guiné-Bissau acolhe cerca de 30 instituto femininos de vida religiosa e todas elas sustentam grande demanda em termos de procura vocacional, com uma média de 5 a 10 candidatas (aspirantes) à vida religiosa.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Palco cultural

Centro Paroquia da Catedral de Bissau acolhe o grupo cultural dos Improváveis em noite cultural, dia 18 de Junho de 2011. A apresentação denomina-se “mar lusófono” vai trazer em poesia, música e teatro no universo cultural da língua portuguesa e crioula.
Segundo a organização, foram meses intensos de preparação. Os trabalhos cujo ingresso é aberto a todos a preço livre visam a partilha de longos dias de labor, como forma de aproximar línguas,culturas e povos.
Os Improváveis já exibiram no mesmo palco o aplaudido concerto do ano novo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Igreja Católica aplaude a lei contra a excisão feminina

“Queria felicitar o parlamento pela aprovação desta lei. Para mim é sinal de compromisso, com a defesa dos grupos mais vulneráveis da nossa sociedade”, disse o bispo de Bissau, reagindo à recente aprovação da lei que proíbe a mutilação feminina, na Guiné-Bissau.
Desde o ano 2000 que se discute, mas nunca teve uma conclusão exaustiva. Para Dom José Camnate, provavelmente terá faltado clarificação dos valores da cultura para que os deputados vissem necessidade de encontrar caminho seguro para avançar e não deixar o direito humano sobre opiniões subjectivas de determinados grupos. A Igreja Católica, para dom José ao abrigo da lei ora aprovada vai continuar o trabalho junto das autoridades tradicionais para que sejam elas a promover e a protegerem a criança.
A legislação foi aprovada com 64 votos a favor, três abstenções e um contra, nesta segunda-feira, dia 6 de Julho de 2011. A lei prevê penas entre um e cinco anos de prisão para quem praticar a mutilação genital feminina.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

FEC vai formar mulheres na Guine-Bissau

Diocese de Bissau, no âmbito do projecto "Bambaram di Mindje- profissionalização das mulheres e qualificação da educação de infância", com financiamento da União Europeia, da Cooperação Portuguesa - Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e da Conferência Episcopal Italiana.
O projecto tem dois objectivos: 1.Capacitar educadores de infância e outros profissionais de educação, aumentando as suas possibilidades de empregabilidade e a melhoria da qualidade do exercício das suas funções; e 2. Melhorar o funcionamento e qualidade do serviço prestado pelos jardins-de-infância acompanhados, com vista à protecção e preparação das crianças, principalmente as do género feminino, guineenses para o ensino básico, construção e funcionamento do curso.
O projecto agora aprovado relaciona-se directamente com a construção de um edifício destinado especificamente ao curso e com o financiamento das despesas de funcionamento do mesmo curso. Nenhuma data foi revelada, mas se espera que a FEC na Guine-Bissau em breve dê a conhecer a sua agenda de trabalho com este novo compromisso.

sábado, 4 de junho de 2011

Escola ganha Alvará

O Liceu João XXIII tem agora um Alvará. O facto foi revelado pela directora da instituição, Ir Alice de Moura Malheiros das Escolápia.
A escola funcionava apenas com uma autorização, desde 1992, quando foram criadas as escolas privadas, na Guiné-Bissau. A religiosa disse que agora respira de alívio, pois, apesar do bom trabalho e da qualidade que dada ao ensino na João XXIII, “ter um alvará era um desejo de toda a instituição”, disse.
O Liceu João XXIII é assim a primeira Escola Católica, no conjunto de 133 escolas coordenadas pelas dioceses de Bissau e Bafata. Segundo os responsáveis da educação nas dioceses de Guine – Bissau, esta é uma demonstração de que as autoridades seguem com interesse o desempenho das escolas católicas.