segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DOM PEDRO ZILLI REUNE-SE COM SEMINARISTAS DA DIOCESE



Na tarde do dia 30 de dezembro, segunda-feira, Dom Pedro Zilli reuniu-se com 17 seminaristas menores e maiores da Diocese de Bafatá. No encontro, Dom Pedro sublinhou, entre outros aspectos, a a necessidade de o seminarista discernir bem a sua vocação, vivendo de modo intenso o seu ser cristão na vida de seminário para, se for a vontade de Deus, vivê-lo no sacerdócio. Os seminaristas agradeceram a Dom Pedro pela “disponibilidade de estar com eles”. Os seminaristas diocesanos de Bafatá são um total de 22: 14 no seminário menor e 08 no maior. No dia 09 de Novembro passado foram ordenados 02 diáconos. Depois da criação da diocese em 2001, foram ordenados 05 sacerdotes. Os sacerdotes diocesanos são agora 11.

 
Ministério e ritos dos seminaristas de Bissau e Bafatá em outubro 2013



VISITA DA COORDENADORA DO ALP À GUINÉ-BISSAU


Placido, Valeria e Monica em entrevista a Rádio Sol Mansi

Nesta quadra de Natal, a Guiné-Bissau teve a honra de receber a visita da Valeria Carbone, coordenadora do ALP (Associação Leigos PIME). Com o intuito de avaliar o caminho já percorrido, como também estudar a possibilidade de novos empenhos do ALP no nosso País, Valéria está a contactar os responsáveis do PIME, os bispos e naturalmente, os “alpinos” aqui presentes. Atualmente, o ALP está a realizar um serviço missionário no Centro “Feira das Possibilidades” em Nhabijão, na Diocese de Bafatá, com dois voluntários: Monica Canavese e Placido Salma. Na Diocese de Bissau, na “Casa de Acolhimento Bambaran” para crianças vítimas de violência, tráfico, exploração sexual e abandono,  com mais dois voluntários: o Casal Monica e Giandomenico di Sante. Desde a sua abertura, em 2004, o Centro “Feira das Possibilidades” sempre contou com a preciosa presença do AlP. Com a ajuda da Conferência Episcopal Italiana, Caritas Alemã, Fundação João Paulo II para o Sahel e outros, nestes quase 10 anos, muitos foram os cursos de formação realizados no Centro: agricultura, transformação de frutas, pinturas de tecido, cidadania, prevenção de conflitos, criação de animais, etc....! Alem da Guiné-Bissau, em 2013, o ALP está presente na Costa do Marfim, Camarões, Tailândia,...! 

Monica e Giandomenico

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO AOS CATEQUISTAS


Pe.Fabio e catequistas
Sob o lema “Leitura e interpretação da Palavra de Deus na catequese”,  de 27 a 29 de Dezembro de 2013, realizou-se nas salas do Centro Educacional “São Bento” em Catió, um seminário de formação para os catequistas das paróquias N.S. de Fátima de Catió e N.S. Consolata de Empada. Este seminário enquadra-se no programa de formação para os catequistas do Sector Sul da Diocese de Bafatá para o ano pastoral 2013-2014. Participaram no encontro 25 catequistas, 7 de Empada e 18 de Catió. Facilitador do seminário foi o Pe. Fábio Motta, missionário do PIME e Coordenador Diocesano da Comissão de Catequese. Objectivo do encontro era fornecer aos catequistas as “ferramentas” necessárias para ler e interpretar a Sagrada Escritura. Através de dinâmicas, trabalhos em grupos e palestras, os catequistas aprofundaram os elementos básicos para melhor aproximação do texto sagrado com uma adequada metodologia. Para transmitir aos catequizandos a riqueza inestimável contida na Palavra de Deus é preciso aperceber-se do seu valor através dum esforço pessoal de estudo e pesquisa. Durante o seminário, Pe. Fabio salientou o evento da Ressurreição como “chave” interpretativa da Sagrada Escritura que funciona como “espelho” para interpretar as profecias do Antigo Testamento.

Durante a S. Missa de encerramento, em correspondência com Festa da Sagrada Família, os catequistas apresentaram à comunidade paroquial de Catió as conclusões do seminário.  Estão marcadas para Janeiro e Maio de 2014 as próximas sessões de formação às paróquias de Buba, Bolama, Tite, Caboxangue, Bedanda e Cafal. 

Igreja paroquial de Catió

domingo, 29 de dezembro de 2013

NA FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA EM SÃO DANIEL COMBONI


Neste domingo, dia 29 de  dezembro, Festa da Sagrada Família, a Paróquia Sao Daniel Comboni – em Bafatá – acolheu as famílias das Paróquias do Setor Pastoral Leste para um dia de oração, participação na Santa Missa, reflexão e alegria fundados na espiritualidade da família de Nazaré.
Antes da celebração da Eucaristia, Dom Pedro Zilli refletiu com os casais, sublinhando os seguintes pontos: 1. A 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada de 5 a 19 de outubro do próximo ano, com o tema: “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” ; 2. Citou a sua Carta Pastoral “A Esperança não engana”, quando diz que “as famílias devem ser evangelizadas, mas também evangelizadoras”. 3. Recordou as palavras do Papa Paulo VI no discurso em Nazaré no dia 05 de janeiro de 1964, falando da família sagrada como escola  do silencio, da vida familiar e do trabalho; por fim, trouxe as palavas do Papa Francisco na Missa da Peregrinação das Famílias, no dia 27 de outubro passado, em que aponta três características da família cristã: rezar, conservar a fé, viver a alegria. 


Na celebração eucarística, um casal da comunidade recebeu 04 sacramentos: Batismo, Crisma, Matrimonio e Eucaristia. Na homilia, Dom Pedro sublinhou a importância dos sacramentos na vida de um cristão, na vida de uma família. Realçou novamente as palavras do Papa Paulo VI em Nazaré. No fim da celebração, os casais casados pela Igreja receberam a benção nupcial. Pe. Antonio Ambona, coordenador da Pastoral Familiar na Diocese de Bafatá, entregou aos casais os “10 Mandamentos para a Paz na Família”. À tarde, ele aprofundou com os casais estes 10 Mandamentos provenientes da Pastoral da Criança. Dom Pedro ficou muito agradecido pelo como a Paróquia São Daniel Comboni e a comissão da família prepararam o ambiente para a vivência de um dia tão bonito.




CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NA PRISÃO DE BAFATÁ




Na sexta-feira, dia 27 de dezembro, dia de São João Evangelista, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística na prisão de Bafatá. Quase todos os prisioneiros – cristãos  muçulmanos e religião tradicional africana – participaram desse momento de fé que os fortaleceu no cumprimento de suas penas. Sublinhe-se que a Paróquia Nossa Senhora da Graça de Bafatá, a Cúria Diocesana e a Paroquia São Daniel Comboni estão mesmo empenhadas em acompanhar estas pessoas que, num momento de infelicidade na vida, caíram nalgum tipo de delito. 


Na celebração, Dom Pedro convidou os prisioneiros a porem toda a sua esperança em Deus. Tomaram parte desse momento de fé: Pe. Lúcio Espíndola Santos e o Divino Oleiro de Tite, a Mônica Maria Miguel da Comunidade Nova Aliança, a Adriana Nishiyama, o Diácono Admir Isnaba Tamba, seminaristas e meninas da casa de formação. 



quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

NATAL EM BAFATÁ


Na noite de Natal, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística na Sé Catedral de Bafatá. Durante a homilia,  falando do mistério do nascimento de Jesus na nossa condição humana, Dom Pedro salientou que “na África as pessoas amam a Deus, com  todo o seu coração. Em tudo o que fazem, Deus está sempre diante, contam com sua ajuda”. Neste sentido, recordou as palavras do Papa Bento XVI na Exortação Apostólica “Africae Munus” ao numero 13, quando diz: “Um tesouro precioso está presente na alma da África, onde vislumbro um imenso “pulmão” espiritual para uma humanidade que se apresenta em crise de fé e de esperança, graças às extraordinárias riquezas humanas e espirituais dos seus filhos, das suas variadas culturas, do seu solo e subsolo com imensos recursos”. Tendo presente esta realidade de fé do povo africano, Dom Pedro perguntou: “então, qual é o sentido do Natal?” Com alegria, salientou: “o Natal revela que, o Deus que os africanos amam o com todo o coração, tornou-se homem no seu Filho, Jesus Cristo”. 


Antes da celebração eucarística, houve uma linda apresentação do “presépio vivo”, onde os jovens da Paróquia Nossa Senhora da Graça transmitiram aos presentes graça e beleza evangélica.

Na missa de Natal de manhã, o pároco, Pe. Alberto Gomes ministrou o Sacramento do Batismo a 21 crianças de 0 a 05 anos. Deste modo, a Diocese de Bafatá passou contar com novos filhos. Pe. Alberto exortou os pais, padrinhos e comunidade a serem testemunhas de Cristo a estes mais novos irmãos.  


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

PARÓQUIA SÃO DANIEL COMBONI GANHA MAIS UM MISSIONÁRIO

Pe. Giuseppe, Dom Pedro, Diácono Admir, Pe. Lucio, acólitos

No domingo, dia 15 de Dezembro, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração eucarística na Paróquia São Daniel Comboni, na cidade de Bafatá. Na celebração, Pe. Giuseppe Pizzoli foi apresentado à comunidade que passou a contar com 02 sacerdotes e um diácono: Pe. Lúcio Brentegani, Pe. Giuseppe Pizzoli, ambos “Fidei Donum” da Diocese de Verona, e o Diácono Admir Isnaba Tamba ordenado no dia 09 de Novembro e que neste fará seu estágio diaconal em São Daniel Comboni. Dom Pedro agradeceu Pe. Giuseppe pela sua generosidade missionária, desejando-lhe boa missão na Guiné-Bissau. Agradeceu Dom Giuseppe Zenti, Bispo de Verona, por mais este dom à Diocese de Bafatá. Agradeceu à comunidade de São Daniel Comboni pelo modo familiar como tem acolhido seus missionários. A comunidade de São Daniel Comboni iniciou suas atividades em 2004, com a presença dos sacerdotes de Verona, Pe. Luca Pedretti e Luca Bonesini. Em 2005 foi erigida a Paróquia. 




sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

FUNDAÇÃO JOÃO PAULO II PARA O SAHEL PROMOVE FORMAÇÃO EM BISSAU




Acompanhados por Dom Pedro Zilli e Pe. Domingos Binhague, Secretário Geral da Caritas Guiné-Bissau, de 09 a 12 de dezembro, na sede da Caritas em Bissau, 23 agentes de pastoral das dioceses de Bissau e Bafatá, participaram de uma formação sobre a Fundação João Paulo II para o Sahel na sua luta contra a seca e a desertificação nos nove países que a compõem: Burkina Faso, Cabo-Verde, Chade, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Mauritânia, Níger, Senegal. Na formação, orientada pelo Sr. Michel Tierry Dupont, consultor do Pontifício Conselho Cor Unum, e pelo Sr. Henri Prosper Ki do Secretariado em Ougadougou (Burkina Faso), a atenção foi concentrada em três pilares fundamentais da Fundação: administração, agricultura e espiritualidade. Os formadores sublinharam a importância da elaboração, acompanhamento e prestação de contas dos projetos que devem ter em consideração o objetivo fundamental da Fundação: luta contra a seca e a desertificação; toda a atividade deve ser alicerçada na espiritualidade, pois a Fundação é fruto do apelo do João Paulo II para ser, segundo suas palavras “sinal e testemunha da caridade feita em nome de Cristo”. Os participantes assumiram o empenho de concretizar algumas ações fundamentais para uma melhor atuação da Fundação João Paulo II para o Sahel na Guiné-Bissau, entre as quais, valorizar a canonização do Papa João Paulo II e dos 30 anos da Fundação em 2014 para relançá-la. Os participantes ficaram muito agradecidos ao Michel e ao Henri pelas suas preciosas presenças que os ajudaram na compreensão daquilo que a Fundação é chamada a ser, cada vez mais, no seu serviço aos mais pobres entre os pobres. 

domingo, 8 de dezembro de 2013

BISPOS DA GUINÉ-BISSAU APELAM AO JEJUM E À ORAÇÃO


No ambiente dos Advento,  os Bispos das dioceses de Bissau e de Bafata, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli, na carta do dia 01 de dezembro, convidam todas as comunidades diocesanas para “uma jornada de jejum e oração pela paz no Mundo, na Africa e na Guine Bissau”, a ter lugar no dia 13 de dezembro.
Os bispos salientam: “Que a nossa oração e o nosso jejum nos levem a acolher a paz através de uma vida marcada pela verdade, justiça e reconciliação. Que os dirigentes mundiais, africanos e guineenses pensem nos mais pobres de entre os povos. Que o espirito democrático preencha o coração de todos e de modo especial, dos políticos e militares, dos quais depende, em maior proporção, a consolidação da paz”.
Em sintonia com a onda de solidariedade internacional em favor das Filipinas, nação profundamente ferida pelas inundações desastrosas do tufão “Haiyan”, os bispos recomendam às suas “comunidades paroquiais que o fruto do jejum do dia 13 seja destinado às vítimas dessa catástrofe natural”. Além disso, a Igreja Católica promove uma coleta de fundos em favor do povo Filipino até domingo,  22 de dezembro, refere a carta.

“Unidos na oração e na solidariedade, e digamos todos juntos: Vem, Senhor Jesus”. Com estas palavras os bispos de Bissau e de Bafata, Dom Pedro Zilli concluíram a sua carta, na qual apelam a todos os homens e mulheres de boa vontade que queiram juntar-se a este gesto de caridade universal, em favor das “vitimas dessa catástrofe natural”

PEREGRINAÇÃO NACIONAL DE CACHEU


  Nos dias 06 e 07 de Dezembro – sexta-feira e sábado, a Peregrinação Mariana Nacional de Cacheu contou com a participação de fiéis das duas dioceses (Bissau e Bafatá). A maravilhosa manifestação de fé e de devoção a  Virgem Maria teve com tema: “Com Maria, caminhemos à luz da fé”. “Djuntu ku Maria, no na ianda na kaminhu di fé”. Embora o Ano da Fé tenha sido encerrado no dia 24 de Novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, colheu-se a ocasião da peregrinação para concluí-lo de modo mais profundo, tendo a figura de Maria como mulher de fé.
Peregrinos na Missa em Cacheu
Para a ocasião, estavam presentes os três bispos da Guiné: Dom José Câmnate, Dom Pedro Zilli e Dom José Lampra Cá. Dom Câmnate, que presidiu à celebração, sublinhou “a fé de Maria como aquela que acolheu o mistério de Deus na sua vida”. Falou também de “Nelson Mandela, uma figura não somente sul africana e nem somente africana. Mandela é figura mundial”.  Foram muitos os jovens e também adultos que iniciaram a sua peregrinação já no dia 06 com a tradicional marcha fundada no oração e no sacrifício. Na missa da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, sábado de manhã, cerca de quatro mil pessoas tomaram parte.  O Estado e a  comunidade muçulmana fizeram-se representar nesse ato tão solene da Igreja Católica.  A primeira peregrinação de Cacheu foi realizada pela primeira vez em 1984.
Dom Lampra, Com Câmnate, Dom Zilli



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CONFERÊNCIA EPISCOPAL ZIGUINCHOR

Os Bispos reunidos com o Núncio Apostólico
De 25 de Novembro a 03 de dezembro, a Conferência Episcopal Interterritorial do Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau realizou, em Ziguinchor (Senegal), a sua Sessão Ordinária do ano pastoral 2013-2014. Iniciou-se a reunião com a celebração da Santa Missa no dia 25, na Sé Catedral de Santo António, presidida pelo Presidente da Conferência Dom Benjamim Ndiaye, Bispo de Kaolack, no Senegal. No dia 26, os bispos fizeram um dia de retiro com o tema: “Interpelações do Papa Francisco aos pastores de hoje”. O Núncio Apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor presidiu a Sessão de Abertura da Conferência. Ele veio acompanhado pelo encarregado dos serviços da Nunciatura, Pe. Sebastiano Sanna. Com o Núncio, os bispos puderam refletir sobre o caminho da Igreja e dos países da sub-região como também sobre as orientações e ensinamentos do Papa Francisco.

Vários assuntos foram tratados durante a reunião, entre os quais citamos: a preparação da Mensagem da Quaresma 2014 com o seguinte tema: “Construamos a paz na verdade, na justiça e na reconciliação”; o caminho de cada uma das 12 dioceses que compõem a Conferência Episcopal; a Jornada da Juventude Rio 2013; Sínodo Extraordinário sobre a família a ser realizado em Roma no mês de Outubro 2014; a paz em Casamance; a implantação da Unidade Universitária de Ziguinchor (UUZ), a Coubalan que é um desmembramento da Universidade Católica da África do Oeste (UCAO). 
Os Bispos se preparando para a Conferencia de Imprensa