terça-feira, 25 de março de 2014

BOLAMA GANHA UM COMUNIDADE DE IRMÃS


ir.dorilene, ir.etelvina e ir.francisca
A paróquia São José de Bolama ganhou uma comunidade de irmãs. São as Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação, congregação de direito diocesano, proveniente da Arquidiocese de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. As irmãs Raimunda Dorilene Pinheiro Pereira, co-fundadora juntamente com Dom Geraldo Majela de Castro, Ana Francisca Pontes Alexandre e Etelvina Moreira de Arruda chegaram em Bissau, na madrugada do dia 19 de março com a Air Marrocos. No sábado, dia 21, em companhia de Dom Pedro Zilli, a partir de Bafatá, foram para Bolama, tendo sido acolhidas pelo pároco Pe. Abraão Ambessum Sambu, Diácono Paulo de Pina Araujo, autoridades, representantes da comunidade, crianças do Jardim Infantil. Nas palavras de “bem vindas” sublinhou-se que as irmãs eram acolhidas numa família e que a presenças delas enriqueceria esta mesma família. No sábado à tarde, participaram das procissão de Sao José pelas ruas de Bolama. No domingo, de manhã, dia 23, durante a celebração eucarística da Solenidade de Sao José, esposo de Maria, as irmãs fizeram sua entrada oficial na comunidade. 


A alegria das irmãs, do pároco, do diácono, da comunidade paroquial, do “Divino Oleiro” de Tite e do Dom Pedro foi muito grande. Na homilia, Dom Pedro sublinhou que não foi programado que as irmãs entrassem em Bolama exatamente na Solenidade de Sao Jose, padroeiro da paróquia e que chegassem na Guiné no dia 19, dia da sua festa. Realçou que este fato poderia ser considerado como “uma feliz coincidência”, mas que, acrescenta ele, “aos olhos de Deus não existe coincidência. Tudo faz parte do seu Mistério”. Exortou as irmãs e toda a comunidade a viverem três virtudes fundamentais de Sao José: “o ser justo, obediente, serviçal”. Pediu às irmãs que se empenhem na evangelização, educação e saúde, onde a Pastoral da Criança ocupe uma posição e destaque. Dom Pedro agradeceu a congregação das Irmãs, Dom José Alberto Moura, arcebispo de Montes Claros pelo seu grande empenho para que pudessem chegar até à Guiné; agradeceu a paróquia de Bolama pelo modo bonito como as recebeu. 
Irmã Dorilene, nas suas palavras, agradeceu a Dom Pedro, Pe Abraão, Diácono Paulo e toda a comunidade pelo acolhimento em família; falou da sua congregação que tem o carisma da “encarnação”: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”(Jo. 1,14). As Franciscanas Missionárias Diocesanas de Encarnação são a terceira comunidade religiosa feminina em Bolama. As primeiras foram as Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição: 23 de fevereiro de 1893 até 1900; as segundas foram as Clarissas Franciscanas Missionarias do Santíssimo Sacramento: 08 de agosto de 1981 a 18 de setembro de 1988. Em Setembro 2002 os Freis de São Gabriel vieram para Bolama. Deixaram-na em Agosto de 2006.
D.Pedro, Pe.Abraão e as Irmãs no porto de Bolama

domingo, 16 de março de 2014

DOM PEDRO ZILLI CELEBRA EM QUEBO-FOREA E FAZ REUNIÃO COM A COMUNIDADE




Neste 2º Domingo da Quaresma, dia 16 de março, Dom Pedro Zilli celebrou a Santa Missa na comunidade de Quebo-Forea. Diz ter ficado muito contente com a significativa participação de adultos, jovens e crianças. Agradeceu aos sacerdotes de Buba pelo como têm acompanhado a comunidade e a todos pela boa presença na celebração. Após à missa, Dom Pedro e Pe. Francisco Fernandes, Vigário Paroquial de Buba fizeram uma reunião com comunidade. Dom Pedro recordou a abertura da missão de Quebo-Forea prevista para 2015, a ser assumida pelas 18 arquidioceses e dioceses do Estado do Paraná, Brasil e que compõem o  Regional Sul II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). 


Agradeceu a comunidade pelas plantas de caju que já foram derrubadas no terreno onde será construída a missão e as pessoas que têm contribuído com alimentação para os trabalhadores voluntários. Por outro lado, sublinhou que os trabalhos de limpeza do terreno estão muito atrasados e que no Paraná pedem como andam as atividades de preparação das estruturas da missão. A partir daí, concordou-se em procurar um trator para o derrube das plantas de caju num espaço, de pelo menos, 100x50 metros, concordou-se igualmente que, na falta de um trator, serão feitos contratos com grupos de pessoas  e que a lenha seja cortada por quem dela precisar.

Atual capela de Quebo-Forea


sábado, 15 de março de 2014

RADIO SOL MANSI EM “RETIRO”


Pe.Zamberletti durante o "retiro"
Neste sábado, 15 de março,  todo o pessoal da Radio Sol Mansi reuniu-se, em Mansoa, para um dia de “retiro”. Na carta convocatória datada de 28 de fevereiro, Pe. Alberto Zamberletti, PIME, Diretor da Radio, escreveu: “Venho por este meio, convocar os ‘jogadores’ desta equipa para participarem num ‘retiro’ sobre a  nova dinâmica da Radio Sol Mansi”. Na referida convocatória, Pe. Alberto realçou dois grandes desafios para a emissora: a curto prazo, as eleições gerais do Pais, e médio e longo prazo, uma radio de qualidade sempre melhor”. Logo no inicio do “retiro” foi lido o “Código de conduta para jornalistas e repórteres da Radio Sol Mansi para as Eleições Gerais 2014”.


Pe.Davide Sciocco e pessoal da radio
Sob a moderação do Pe. Augusto Mutna Tamba, Diretor Adjunto da Radio e do animador de programas e técnico, Mamadu Seido Embalô, os mais de 40 participantes entre animadores, jornalistas, técnicos puderam expressar, cada qual individualmente, suas preocupações e seus anseios. Eis alguns aspectos: reforçar o que já foi feito em 13 anos desde que a Radio foi fundada, necessidade de mais tempo para discussão dos seus problemas, necessidade de mais profissionalismo por parte do pessoal, espirito de corresponsabilidade, valorização das noticias, tanto da capital como do interior, preocupação em aprofundar as varias temáticas da comunicação, da economia e do mundo globalizado por parte de todo o pessoal, etc. Na reflexão, sublinhou-se a importância de não se esquecer que RSM é uma radio católica fundada em princípios cristãos. Na parte da tarde, Pe. Zamberletti comentou com os participantes, os vários temas evidenciados na parte da manhã. Dentro na “nova dinâmica” a ser implantada,  fez notar dois pontos básicos: aquilo que será bom para o desenvolvimento da Radio e aquilo que será possível realizar com o pessoal atualmente disponível. A seguir, Pe. Alberto apresentou a “ficha de autoavaliação pessoal” que deverá ajudar cada membro da Radio “medir” em que ponto está e o que deve melhorar para uma sempre maior profissionalidade. Na conclusão do “retiro”, Dom Pedro Zilli, agradeceu, em nome do Conselho de Administração, o Dr. Carlitos Djedjo, membro deste mesmo Conselho, a Irmã Alessandra Bonfanti colaboradora, Pe. Alberto Zamberletti, Pe. Augusto Mutna e todos os presentes pelo grande empenho em favor do bom andamento da RSM. Exortou a todos para que assumam o serviço da Radio como “uma missão muito importante para o bem da Igreja e do povo da Guiné-Bissau”. Agradeceu o Pe. Davide Sciocco, PIME,  fundador, em 2001, e Diretor da emissora até o ano passado, por tudo aquilo que ele realizou em seu favor. Por fim, ofereceu a todos, um exemplar do “livrinho” que contem a Mensagem do Papa Francisco e a Exortação da Conferencia Episcopal do Senegal, Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau para o Quaresma 2014. 

quarta-feira, 12 de março de 2014

ENCONTRO VOCACIONAL EM CONTUBEL


No domingo, dia 09 de Março, reuniram-se, em Contuboel, os grupos dos vocacionados das paróquias do Setor Pastoral Leste da Diocese de Bafatá. No encontro participaram 35 vocacionados: 18 da paróquia Nossa Senhora da Graça, 05 de São Daniel Comboni, 04 do Imaculado coração de Maria-Bambadinca e 08 de Santa Isabel de Gabú. O  tema do encontro foi: “NÃO TENHAM MEDO DE SER GENEROSOS  COM CRISTO”, convite que o Papa Francisco fez aos Jovens no Angelus no dia 28 de julho passado, aquando da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. O tema foi desenvolvido pelo Pe Admir Cristiano Barreiro, coordenador diocesano das vocações. Falou do envio missionário dos apóstolos “Ide, fazei Discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), mostrando aos vocacionados o valor do serviço ao anúncio do Evangelho na vida de um seguidor de Cristo.  Sublinhou que “se trata-se da grande exortação missionária que Cristo deixou para toda a Igreja e que permanece atual ainda hoje, dois mil anos depois”.
 Depois da explanação do Padre Admir, a Irmã Adriana Fonseca de Alcântara, coordenadora vocacional do Setor Leste, pediu aos participantes que reagissem sobre o que ouviram da palestra, que apresentassem as suas dúvidas e contribuições. Ouve boas reflexões da parte dos vocacionados sobre o assunto.


 Dom Pedro, depois da missa em Bambadinca, foi para Contuboel encontrar os vocacionados. Falou-lhes da beleza da vocação cristã e de uma vida consagrada ao Senhor. Citou sua carta pastoral “A Esperança não Engana” para aprofundar os seguintes pontos: “somos exortados a intensificar o acompanhamento e o discernimento vocacional, perguntando-nos, entre outras coisas, qual experiência de fé os nossos “vocacionados” ja fizeram de Jesus Cristo e qual o nível afetivo-espiritual de tais jovens. Que a família, a pastoral da juventude e a pastoral vocacional trabalhem muito unidas na animação vocacional”.
Depois do almoço ouve um momento de partilha em que os vocacionados sugeriram algumas ideias para o futuro: mais horas dos encontros vocacionais nas Paróquias, que os encontros setoriais tenham mais dias e que se organize uma vez ao ano um encontro diocesano e inter-diocesano.
  Por fim, a Irmã Adriana fez o balanço de tudo e depois se encerrou o encontro às 16h30mn.

terça-feira, 11 de março de 2014

NOVO PÁROCO DE BAMBADINCA

Pe. Giovanni, Dom Pedro, Pe. Avito
Neste Primeiro Domingo da Quaresma, 09 de março, Dom Pedro Zilli presidiu à celebração da Eucaristia na Paróquia Imaculado Coração de Maria – Bambadinca – para dar posse de pároco ao Pe. Avito José Fernandes de Araujo. No Decreto de Nomeação datado de 09 de março, Dom Pedro escreveu: “que o Senhor abençoe o Pe. Avito nesta sua nova missão eclesial. Que pelo seu ministério sacerdotal, o primeiro anuncio, a catequese, a família, os jovens, e o empenho social sejam postos em evidência”.  A comunidade paroquial ficou muito feliz com o novo pároco. Numa mensagem a ele dirigida, a um determinado ponto diziam: “Pe. Avito, o Sr. escolheu para seu lema sacerdotal: “nada poderá separar-nos do amor de Deus” (Rom.8,39). Que esta energia e a vontade de Deus continuem a guiá-lo. O trabalho será grande, mas com confiança e coragem em Deus, tudo é possível. Conte sempre com o apoio do Bispo, dos paroquianos de Bambadinca e das comunidades que a rodeiam. Rezaremos por si". Durante a Santa Missa, Pe. Avito  presidiu à celebração do Rito de Eleição para 11 catecúmenos que serão batizados na Páscoa

Pe. Avito nasceu em 1980, foi ordenado sacerdote no dia 05 de junho de 2010. É o segundo pároco em Bambadinca, sucedendo ao Pe. Dionisio Ferraro, PIME que retornou à Itália. Ele contará com a valiosa colaboração do Pe. Giovanni Phe thu (PIME).

Com catecúmenos e padrinhos



sábado, 8 de março de 2014

COMISSAO JUSTIÇA E PAZ ORGANIZA FORMAÇÃO EM BAFATÁ



No quadro da preparação das Eleições Gerais da Guiné-Bissau previstas para o dia 13 de abril próximo, hoje e amanhã, 08 e 09 de março, na Curia Diocesana de Bafatá, a “Comissão Justiça e Paz, Direitos Humanos e Desenvolvimento” está a refletir com representantes das Paróquias do Setor Pastoral Leste da Diocese. O formador Sr. Armando Indeque, coordenador da Comissão no Setor Pastoral de Bissau, está a tratar o tema “o processo eleitoral na Guiné-Bissau, 2013-2014” para se chegar a um “processo eleitoral transparente”. 

Antonio Indeque, formador
Na abertura, Dom Pedro Zilli comentou a EXORTAÇÃO DA QUARESMA 2014 da Conferencia Episcopal do Episcopal do Senegal. Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau, cujo tema é Juntos construamos a paz na verdade, na justiça e na reconciliação”. Exortou a todos para que, cada um na sua opção politico-partidárianão esqueça que o bem comum do País deve estar acima de todo e qualquer interesse partidário e mesmo étnico.  Por fim, deu boas vindas ao formador, ao Pe. Alberto Gomes, Delegado do Bispo no Setor Pastoral Leste e a todos os participantes. Rezou com o grupo a oração de Sao Francisco de Assis, “Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz”, proposta na Exortação da Quaresma 2014 da Conferencia Episcopal.

sexta-feira, 7 de março de 2014

EXORTAÇÃO DA QUARESMA 2014 DA CONFERENCIA EPISCOPAL



Com o tema «Juntos construamos a paz na verdade, na justiça e na reconciliação, os Bispos da Conferencia Episcopal do Senegal. Mauritânia, Cabo-Verde e Guiné-Bissau entregaram nas mãos dos “queridos fiéis em Cristo e homens de boa vontade”, a EXORTAÇÃO DA QUARESMA 2014. Na Exortação,  os bispos sublinham que “os diferentes males de que são vítimas os povos dos nossos países são consequência dos pecados...”. Dizem que “estes pecados chamam-se hoje: violência, procura desenfreada do poder, etnocentrismo, egoísmo, perda do sentido moral em muitas pessoas, exclusões mútuas de todo o tipo; todos eles são outros tantos atentados à dignidade das pessoas”. Realçam que “a isso pode-se acrescentar ainda a mentira, a manipulação e a desinformação, as violações dos direitos humanos e dos grupos humanos, as manipulações políticas, a venda maciça de armas com vista a acender fogos de conflitos mortais e a dívida que se segue a isso, o tráfego de droga; tantas situações inaceitáveis para a nossa consciência de homens e de pastores”. Na Exortação, os Bispos evidenciam: “CONSTRUAMOS A PAZ NA VERDADE”, pois “não se pode construir a paz verdadeira na mentira”; “CONSTRUAMOS A PAZ NA JUSTIÇA”, pois “não há verdadeira fé em Deus sem compromisso em defesa da justiça”; CONSTRUAMOS A PAZ NA RECONCILIAÇÃO”, sabendo  que  “a reconciliação é antes de mais obra de Deus pelo mistério da Encarnação e da Redenção: só Ele pode reconciliar. “Ele amou tanto o mundo até ao ponto de enviar o seu único Filho” (Jo 3, 16). “Esvaziou-se tomando a condição humana….”  (Fil 2, 7-8). Nos “apelos” os bispos exortam os “queridos fiéis em Cristo e homens de boa vontade”, dizendo que “face às crises que perturbam a paz nos países da nossa sub-região, cada qual deve assumir as suas responsabilidades: dirigentes políticos, partidos políticos, beligerantes, confissões religiosas, sociedade civil, etc”.
Na conclusão, os Bispos fazem duas constatações muito encorajadoras: “nestes últimos tempos, constatamos, a nível das comunidades tanto nacionais como internacionais, uma mobilização determinada para a paz na procura de soluções para as crises que destroem alguns países. Por outro lado, o facto de que as nossas populações continuam a viver juntas, e até a ser solidárias apesar das forças de violência e de divisão, constitui uma grande luz de esperança”. Por fim, convidam a todos a rezar com São Francisco: “Senhor, fazei de mim um  instrumento da vossa paz”. 

quarta-feira, 5 de março de 2014

RENÚNCIA QUARESMAL 2014 NA GUINÉ-BISSAU E SOLIDARIEDADE PARA COM A FILIPINAS:




Na data de hoje, dia 05 de março, Quarta-feira de Cinzas, Dom José Câmnate e Dom Pedro Zilli escreveram às  Paróquias e Missões das Dioceses de Bissau e Bafatá para dizer que “foi pensando nos mais carenciados que, nós bispos da Guiné, achamos por bem que a ‘Renúncia Quaresmal’ das nossas paróquias e missões, neste ano 2014, seja destinada aos Centros de Recuperação Nutricional existentes no território das duas dioceses”. A escolha dos Bispos tem o seu fundamento na situação de desnutrição de muitas crianças guineenses. Citam o Protocolo Nacional de Gestão Integrada da Desnutrição Aguda, de 2013, quando diz: “27,4% das crianças guineenses, com menos de 5 anos, apresentam atraso do crescimento e a desnutrição crônica grave atinge 7,5% das crianças. A situação nutricional é considerada alarmante (prevalências entre 30 e 40%) em Gabú (30,2%), Bafatá (32,3%) e Oio (35,4%)”.
Centro de Recuperação Nutricional de Gabú
A partir do tema da Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014), “fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza”, Dom José e Dom Pedro exortam a todos para que “sejamos generosos para com estes nossos irmãos mais amados por Deus”.
Na carta, os Bispos colheram “a ocasião para comunicar a todos que o fruto do nosso jejum e coleta do mês de dezembro passado como gesto de solidariedade para com o povo das Filipinas, nação profundamente ferida pelas inundações desastrosas do tufão ‘Haiyan’, foi muito animador: a Diocese de Bissau arrecadou 1.021.775 CFA e a de Bafatá 300.000 CFA, num total de 1.321.775 CFA. Fazendo o câmbio, enviamos, através da Nunciatura Apostólica, a soma de Euros 2.015 ao Pontifício Conselho Cor Unum que a juntará a muitas outras ofertas a serem destinadas àquele nosso povo irmão”. Por fim, desejam “bom itinerário quaresmal para todos nós”.  

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA MISSÃO EM TITE


D.Pedro, Pe.Lucio, Divino Oleiro, Amigos da Missões e membros da comunidade.
De 19 de fevereiro a 02 de março, o “Grupo Técnico Sanitário” da “Associação Amigos das Missões”(Sicília) esteve na Missão São Pedro de Tite, Diocese de Bafatá. O grupo constituído por médicos e técnicos contou com as seguintes presenças:  Enrico Ferro, Alessandra Cristaldi, Rosario Giannone, Rosaria Vitello, Rosetta Narzisi, Francesco di Stefanno, Elisabetta Maria Brancato, Fiammetta Altadonna, Silvana Vitaliti, Gianmarco Ferro, Roberto Rapisarda.  
Durante os dias lá transcorridos, os 11 voluntários dos Amigos das Missões em colaboração com os Missionários de Tite, nas pessoas do Assistente Pastoral Pe. Lúcio Espíndola Santos, dos Consagrados do “Divino Oleiro” (Claudia, Valter e Karina), do pessoal do Hospital, da Comunidade Cristã, fizeram um maravilhoso trabalho de reestruturação do “Hospital Carlotta”, cuja eficiência é fundamental para a população local e dos 41 bairros vizinhos.

Hospital Carlotta - Tite
Em outubro do ano passado, o referido grupo já esteve visitando Tite. A partir da programação feita naquela altura, nestes dias de fevereiro e março, foram ativados a sala operatória, laboratório, sala parto, cozinha e enfermaria do referido hospital. Em janeiro, os “Amigos de Tite”, de Verona,  recuperaram toda a parte de esgotos e fossas sépticas. Vale ressaltar também que os “Amigos das Missões” consertaram a instalação solar do Hospital público de Brandão, distante uns 20 kms de Tite e já deixaram uma oferta para a recuperação de dois poços nesta mesma localidade.

Outro aspecto importante:  de acordo com os Missionários acima referidos, com a Direção do Liceu Gino Ambrosi e com Dom Pedro Zilli que esteve em Tite, de 28 de fevereiro a 02 março, foi decidido construir, já para próximo ano letivo 2014-2015, mais duas salas de aulas, sala dos professores e concluir a casa dos professores para o referido Liceu. Com este objetivo, concordou-se em sensibilizar vários amigos benfeitores para o angariamento dos fundos. 


terça-feira, 4 de março de 2014

REEDIÇÃO DO LIVRO "A IGREJA QUE SOMOS"


Catedral de Bissau
Com a data de 02 de fevereiro 2014, dia da Vida Consagrada, Dom Pedro Zilli fez a apresentação do livro “a Igreja que somos”, publicado na sua primeira edição, em agosto de 1993, com 500 exemplares e na segunda, em abril de 1995, com 1500 exemplares. Esta terceira edição, já pronta para a publicação, sairá com 3000 exemplares.  Na apresentação, Dom Pedro escreveu: “por toda parte, solicita-se reedição do livro para que os jovens que sentem o chamado do Senhor a segui-lo mais de perto, por uma vida de especial consagração, possam conhecer a riqueza dos carismas presentes na Guiné-Bissau. A sua reedição permitirá aos Institutos e Congregações nele presentes, atualizarem suas 'páginas' e a inserção dos novos chegados a partir de 1993. Naquele ano, eram  22 Institutos, hoje são 32”. Dom Pedro escreve ainda: “Em nome dos bispos da Guiné, dos consagrados e consagradas, dos vocacionados e de todos os que compreenderão melhor a beleza da 'Igreja que somos', muito obrigado ao Frei Paulo Maurício Duarte Rodrigues, OFM, por mais uma vez arregaçar as mangas para a materialização de um subsidio tão importante. Obrigado a todos os que, com ele, contribuíram”.

Catedral de Bafatá