terça-feira, 29 de junho de 2010

Fanado reflectido na catequese

A opção consta da proposta do novo Directório Caquéctico sobre a Iniciação das crianças e adolescentes. O documento, segundo o padre Carlos Andolfi, fez um estudo aproximativo dos processos de iniciação cultural, o fanado, para permitir que o jovem viva intensamente as etapa da iniciação cristã.
Na cultua dos povos da Guiné-Bissau, o "fanado" é a etapa que marca o ingresso da pessoa na sociedade. Uma intensa preparação preenchida com diversas provas marca o rito de adesão do candidato ao novo estilo de vida como adulto, na comunidade. Para o padre Carlos, “As pessoas valorizam o fanado, como um momento importante da vida, na educação da fé não podemos ignorar”, disse. Num contexto de prática activa da religião tradicional essa indicação, no Directório de Catequese, pode ajudar a aprofundar as linhas de diálogo entre a fé e a cultura. Para vários missionários estrangeiros, os missionários oriundos da cultura dos povos locais poderiam ajudar mais no estudo com publicações apropriadas, para o processo de inculturação ser mais eficaz.
O directório além deste grande apelo cultural, tenta actualizar e aproximar-se mais a realidade do jovem, procurando unificar os processos da educação da fé. Neste particular, chama atenção os temas da afectividade e da vocação que no anterior não tinham sido suficientemente trabalhados. Porém, indica a idade de 18 anos para a recepção do sacramento do crisma.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Caritas em frente nutricional

A Caritas da Guine – Bissau elegeu como prioridade a campanha pela recuperação nutricional. Nas comunidades são cerca de 25 centros acompanhados, alguns em regime de internamento e outros de acompanhamento domiciliar nas tabancas (aldeias).
A opção visa lutar pela redução da mortalidade infantil dos 0 aos 5 anos que segundo as estatísticas dos órgãos competentes é altíssima. O serviço, segundo a Ir Lourdes, Missionária de Fátima, inclui o cuidado com a maternidade. Parceiros como a CRS, FEC e PIME participam da frente que sempre quer mobilizar mais apoios.
O problema, segundo estudos indicados pelas organizações que apoiam a iniciativa não é a falta de alimentos, mas a educação para consumi-los. A falta de informação leva muitas vezes as pessoas a desprezar o que se produz na terra e a optar por produtos mais industriais, muitas vezes sem qualidade e portadores de várias doenças, por falta de conservação.

domingo, 27 de junho de 2010

Catedral termina obras

Adriana (Bafata)
Quem viu a catedral de Bafatá, antes de Fevereiro de 2009 e quem a vê agora percebe que houve uma grande mudança.
A obra entregue no dia 11 de Maio de 2010 foi possível graças a generosidade de amigos italianos de Acerenza, Milão, Verona; amigos brasileiros da Paróquia Nossa Senhora da Paz de Ibiporã e a contribuição local da comunidade. Durante os trabalhos, foi refeita toda a parte eléctrica, pavimentação, cobertura, pintura externa e interna. A catedral ganhou um novo presbitério: altar, ambão, cruz, sacrário, suporte para apoiar a imagem de Nossa Senhora, suporte para o círio.
A diocese agradece os apoios todos os que financeiramente se deram a este trabalho. Lembra em especial a pessoa de Guido Melotti de Verona, pela sua presença voluntária nos trabalhos. O coração da Diocese de Bafata voltou à vida: Nossa Senhora da Assunção, nossa padroeira abençoe a todos.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O povo organizado é solução da crise no país

Palavras do coordenador da Comissão Interdiocesana da justiça e paz, Frei Renato Chiumento, analisando com os membros da Justiça e Paz do sector de Bissau situação no país: “ O povo é o caminho da transformação”.
Frei Renato, chegado de Moçambique da consulta pós-sinodal partilhou com os membros da sua comissão a experiencia de outros países como a Zâmbia, onde os cristãos participam activamente no processo eleitoral, monitorização e contagem dos votos. Para o contexto da Guiné-Bissau, os membros da comissão na sua maioria leigos envolvidos profissionalmente com a coisa pública e política manifestaram adesão, augurando melhores dias para a Guine-Bissau: “Temos um povo muito passivo, mas muito presente, com capacidades que lhe são peculiares”.
Os participantes partilharam ainda o estudo sobre o método de análise social e empenho da participação política da Igreja. Opinaram que apesar de difícil o caminho é possível. A comissão Interdiocesana da Justiça e Paz foi criada em 2007. Actualmente desdobra-se numa série de acções por se ver presente em todas as comunidades. Na agenda leva a preocupação de formação dos agentes em temáticas ligadas a missão da Igreja e a politica.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Amigos da África

Italianos de diferentes profissões constituídos em ONG rodam o mundo em projectos de construções de infra-estruturas sociais. Denominados “Amici Del Terzo Mondo”, estiveram em Bissau desde o dia 5 de Junho 2010, em obras nas futuras instalações do orfanato de Bor,começado em 2007.
A opção de trabalho nasceu do grande zelo pela África do padre António que ao chegar a comunidade convocou os leigos para a missão. Cerca de 60 pessoas aderiram favorecendo a missão de serviço aos mais necessitados. Além de Guine - Bissau já estiveram no Peru, Camarões, Congo e Madagascar. Os operários missionários, em Bissau, serviram-se de um camião para as deslocações, uma imagem que muitos ginieenses não vão esquecer. Gian Piero faz-se deslocar da sua mulher Michela, única no grupo cuidava dos serviços domésticos. Ela sempre bem-humorada parecia pouco preocupada com tamanho do trabalho.
Segundo Ganni Morro, ferreiro de profissão,para os "Amici Del Terzo Mondo", as igrejas, os templos, também são obras sociais; o lugar mesmo sendo de oração ensina as pessoas a serem irmãos mais fraternos para a construção de um mundo mais humano. “Por esta razão, construímos duas capelas em Perú e Camarões”, justificou.
Antes de deixarem a Guine –Bissau, a comitiva visitou a Paroquia de São Francisco de Assis de Antula, onde os fiéis nos próximos dias pensam lançar a primeira pedra para a construção de uma igreja.

sábado, 19 de junho de 2010

Ordenação lembra exemplo do 1º Bispo

Dom Séttimio Artur Ferrazzeta foi recordado como exemplo de vida para o clero guineense no dia marcou a festa da ordenação de padres da diocese de Bissau e o encerramento oficialmente do Ano Sacerdotal, na Guine -Bissau. Foi no dia 19 de Junho de 1977 foi criada a Diocese de Bissau em todo o território de Guiné-Bissau, tendo como o bispo o frade menor, missionário italiano Séttimio Artur Ferrazzeta.
Em missa concelebrada pelo dom Pedro Carlos Zili, dom José Camnte actual bispo de Bissau exortou aos presbíteros que o país precisava de padres apóstolos como Séttimio, promotor da paz e diálogo, na sociedade e entre religiões e, deixando um recado para os novos padres, disse:“A vós que ides ser ordenados, neste dia lembrai-vos do exemplo desse homem de Deus”. Usando da palavra dom Pedro Zili recordou que talvez alguém tivesse pensado que a igreja na Guine não fosse fecunda, com a nomeação e ordenação, depois de séculos de evangelização, um bispo italiano, sem nenhum padre guineense no clero. “Hoje nós temos 45 presbíteros guineenses, o que prova bem a fecundidade do apostolado do primeiro bispo da Guiné-Bissau”, disse. Em Bissau, dom Séttimio é nome de rua desde Março de 2010, sinal de reconhecimento da sua obra por parte das autoridades civis.
A festa de ordenação no estilo da liturgia inculturada pelo rito da entrega do candidato ao bispo, pelos parentes. Como servidores, os novos padres vão para as suas comunidades onde fizeram o estágio de diácono, igual situação para os de Bafatá, até serem indicados nos lugares para servir.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Farim acolhe ordenações

A comunidade de Nossa Senhora da Graça, em Farim, Diocese de Bissau acolhe ordenações, neste sábado, dia 19 de Junho de 2010. Alberto Essondon Banhal e Massiev Ndaque são ordenados por dom José Camnate, como padres seculares de Bissau.
Em nota distribuída para todas as comunidades, a diocese apela aos fiéis à acção de graças a Deus pelos novos obreiros. Massiev N´Deque, natural de Bissau, fez o estágio de diácono na comunidade dos padres espiritanos, em Caio, e Alberto Essondon Banhal, natural da Farim, também com os padres espiritanos no Bairro de Ajuda. Depois da ordenação serão indicados para reforçar as comunidades da diocese.
A comunidade de Farim, segundo o padre Carlos Andolfi, missionário oblato, a ordenação vai dar um pouco mais de dinâmica à pastoral vocacional. Alberto que também se ordena naquela comunidade é natural de Farim e tem boas referências entre os jovens. “Sempre passou as férias aqui durante os estudos e isso é muito bom”, disse.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Santo António em Bissau

A única comunidade dedicada a Santo António celebrou o padroeiro, com uma série de actividades que envolveram os grupos paróquia. Segundo o padre Lidio Roman, Josefino de Murialdo, em apontamento aos nossos serviços de informação, a festa foi vivida numa semana de celebrações, desde o dia 6 até ao dia 13, com eucaristia solene.
A edição 2010 do padroeiro foi assinalado pelo pela fundação do Agrupamento Nº 9 de Escuteiros, no Bairro de Bandim, com a promessa de exploradores e lobitos. Vários estímulos de homenagem aos devotos de Santo António foram distribuídos. Os moradores do bairro viram mais uma vez tradicional procissão pelas artérias de Bandim, na tarde do Sábado. Na missa solene foram ministradas às primeiras comunhões a que se seguiu o almoço de confraternização.
A paróquia de Santo António de Bandim está sobre a responsabilidade dos padres Josefino de Murialdo e tem como pároco o padre Lidio Roman. Nasceu como uma pequena capela dedicada a Santo António e foi feita paróquia em 1985.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Diocese brasileira vai abrir missões na Guné-Bissau

A convicção foi partilhada por dom João Bosco Oliver Faria, bispo brasileiro de Dimantina, Minas Gerais, no fim da visita que fez Guiné-Bissau. O bispo de Diamantina veio ao país para visitar o padre da sua diocese Vaz da Silva Maurilio, associado ao PIME e que trabalha na Bubaque, localidade também visitada prelado.
A visita, segundo o padre Maurilio brasileiro dimantino, foi muito produtiva. “O bispo ficou muito impressionado como que viu e viveu naqueles dias, encontrou um povo alegre apesar de viver com o mínimo indispensável”, disse. Para o Maurilio, Diamantina, sede episcopal da diocese de Diamantina é hoje património da humanidade, mas ela foi construída graças ao esforço dos negros levados da África para o Brasil. “ O bispo como filho de Diamantina veio também demonstrar o reconhecimento por esta terra que deu a Diamantina milhares de filhos”, acrescentou.
Dom João Bosco Oliver Faria em Bissau encontrou-se com o superior do PIME e os bispos de Bissau e Bafata com quem partilhou interesse ajudar a comunidade cristã da Guine-Bissau, aproveitando a experiencia de presença de um padre da sua diocese. A esperança na comunidade cristã da Guine-Bissau, depois da visita do bispo brasileiro, é que a diocese brasileira abra uma paróquia ou missão Fidei Donum, na Guine-Bissau. Actualmente tem Fidei Donum da diocese de Veróna, da diocese de Fodja (Italianos) e Diocese de Benguela (angolanos).

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Actores não estatais esperança da Guiné-Bissau

A convicção foi partilhada pelo professor universitário Dr Fafali Koudawo aos missionários da diocese de Bissau, reunidos nas instalações da cúria diocesana de Bissau, para avaliar e programar o Ano Pastoral. A reunião, que decorre de 10 a 11 de Junho 2010, abriu os trabalhos com a leitura Sócio - politica.
O professor Fafali defendeu que face ao enfraquecimento do Estado a divisão do país e ao aprofundamento da pobreza a via possível de tirar o país no marasmo em que está é reforçar os actores não estatais: As Associações as ONGs, os Agrupamento, colocando uma ênfase na acção em direcção as mulheres e aos jovens que são futuro. Para ele, o país não tem opções de valor a curto prazo. Na sua opinião, o papel da Igreja católica, complementada com as expectativas no domínio da sua acção social e presença nas comunidades é decisivo neste contexto.
Em sua exposição, Fafali descreveu o problema da Guine – Bissau como um desafio que data a luta de libertação enfatizando momentos históricos como: 1980, 1985, 1985, 1998 e 2005. No meio de tudo isso, argumentou que a fragmentação social acelera a complexidade das relação abrindo um fosso que tende a prejudicar cada vez mais os mais fracos.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Semana criativa

Adriana (Bafata)
O Liceu Padre Leopoldo Pastori de Bafatá realizou nos dias 24 a 28 de maio de 2010, uma Semana Cultural. Os trabalhos tiveram como objetivo contribuir para o aumento da motivação e incentivar a capacidade criativa dos alunos e também dos professores.
Durante a semana, os alunos participaram de várias atividades: No primeiro dia tiveram palestra e teatro. Os participantes representaram o tema Direito da Criança. No dia seguinte, os estudantes trabalharam sobre a valorização dos produtos locais, a nutrição e funcionamento do corpo humano. Na quarta - feira: palestra sobre o padroeiro da escola: Padre Leopoldo Pastori e um torneio de futebol. Na quinta-feira pintaram em cabaça, filtro de água feito com materiais recicláveis, e realizaram trabalhos manuais com papéis. No último dia, visitaram o estúdio de Rádio Sol Mansi, em Bafatá, e fizeram a experiência de jornalismo: composição de músicas e gincanas diversas.
A participação dos alunos, não somente em número, mas durante todo o tempo das actividades com perguntas, mostrou o interesse em aprender. A semana cultural deu assim oportunidade para aprenderem conhecimentos extracurriculares, estimulando em cada um a capacidade criativa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Presente no jubileu

Assim se exprimiu dom Pedro Carlos Zilli, na homilia que marcou a festa da ordenação dos novos padres: “Este é um ano de graça nos meus 25 anos de padre e 25 anos de Guine -Bissau, um presente que me dais, com a ordenação destes 3 padres".
O bispo veio a Guine – Bissau, há 25 anos, em 1985, como padre missionário do Pontifico Instituto de Missões Externas, PIME,no mesmo ano que foi ordenado padre e trabalhou em Bafata, ao lado do padre António Clari, na comunidade que o receberia mais como seu primeiro Bispo.Para ele, a Igreja em Bafata como toda a Igreja de Guine-Bissau é ainda jovem, apesar do elevado número de baptismos de adultos deve aceitar o desafio de estar em todos o seu território apesar da falta de meios. “Peço-vos que cultiveis o espírito missionário, é verdade que os meios ajudam mais o grande meio é a nossa fidelidade”, disse, dirigindo-se aos novos padres.
Na liturgia eucarística, com a presença de missionários vindos de todas as partes de Guine-Bissau, o bispo de Bafata, lembrou o bispo da Turquia recentemente assassinado, bem como o todos os catequistas por ocasião do dia do catequista.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ano Sacerdotal celebrado com novos padres

Admir Cristiano Barreiro, 29 anos, Francisco Fernandes, 28 anos, e Avito José Fernandes de Araújo, 30 anos, serão ordenados dia 5 de Junho de 2010, neste Sábado, na Diocese de Bafata.
A ordenação é apontada, pelo bispo da diocese, dom Pedro Zilli como um momento de graça, descrevendo como um ano “gordo”, em números de jovens feitos padres, na Igreja Católica da Guiné – Bissau. Assim com mais estes três padres eleva-se para 9, o número de padres ordenados neste ano de 2010, saídos do Seminário Maior de Bissau, esperando-se ainda por ordenar mais 2 padres na Diocese de Bissau. Os números, na Igreja Católica da Guiné-Bissau são indicativos do crescimento da Igreja, resposta de fé das famílias cristãs à Palavra vivida.
A ordenação de padre é um momento importante também para as famílias dos candidatos que, através do rito da consagração ao serviço da Deus e dos irmãos pela Igreja, os acompanham e os oferece a Deus que os chamou desde o seio familiar. O acto na liturgia inculturada, na Guine – Bissau, é expresso com gestos no momento da prostração, com a preparação do leito pela família.
O Ano Sacerdotal que foi aberto a 19 de Junho 2009 e que termina dia 19 de Junho 2010 pelo Papa Bento XVI, com o tema Fidelidade de Cristo Fidelidade do Sacerdote foi pensado para propor aos padres maior aprofundamento das exigências da entrega para melhor servir a Igreja na fidelidade.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Formação de leigos poderá ter curso superior

A ideia é ainda um sonho. Mas o indicativo de melhoria do seminário Maior de Bissau o antevê: “Abrir o seminário às religiosas e leigos, tal como foi pensado pelo seu fundador é nosso sonho”, disse o dom José Câmnate.
O ingresso dos leigos está pensado na vertente do ensino social da Igreja, para o empenho social e político dos leigos, implicando o estudo da filosofia e teologia, e visando o aprofundamento da fé e sobretudo nos temas sociais. A formação de Leigos em Bissau já tinha lançado uma pequena escola de ensino social na paróquia de Fátima nos anos de 1999 a 2004, com o padre Dionísio Ferrarro; porém dom Settimio Ferrazzetta, sempre a quis ligada ao seminário.
Para dom José Câmnate, a presença da Igreja nas questões sociais exige formação e aprofundamento da parte dos seus principais agentes que são os leigos, por isso “o sonho de Dom Settimio é o nosso desafio”, opinou.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Crianças ganham um hospital

A estrutura inaugurada neste 1º de Junho 2010 foi construída de raiz, num esforço da Diocese de Bissau e parceiros italianos. A iniciativa foi aclamada pela senhora Maria Adiatu Djalo Nandigna, Ministra da Comunicação Social, em representação do 1º Ministro, ao evento, como “maior prenda para as crianças”.
A responsável defendeu que o facto era um sinal ilustrativo de que as organizações da sociedade civil, numa clara alusão a Igreja Católica, contribuem para a satisfação das necessidades das pessoas mais carenciadas. Em sua opinião, é uma iniciativa meretória. “A partir de agora Guine - Bissau dispõe de uma unidade hospitalar destinado as nossas crianças, isso vem colmatar uma lacuna assistencial”, disse. Por sua vez, o governador local da região de Biombo reconheceu à Igreja Católica o papel da sua intervenção social na região. Senhor João Gomes Lima Wahnon pediu ao seu governo outras acções que possam favorecer o bom desempenho do Centro Hospitalar e, da sua parte, prometeu tudo fazer para a boa assistência à comunidade. O governante lembrou ainda o nome do padre Baptisti Ermanno, PIME, que, na Guine-Bissau, desde 1970 a 2009, está na origem do empreendimento. Pediu para ele, ausente ao evento uma salva de palmas e o aclamou como, cidadão do Biombo, sua região de jurisdição, acrescentando que se chamava na comunidade: “Irmão Baptista”,
O bispo de Bissau não escondeu a satisfação considerando que a data era um ponto de chegada e de partida. Saudando as crianças, internadas diminuídas fisicamente pela doença, lembrou aos adultos de semear a generosidade pelo empenho a fovor da sua recuperação. “Esperamos que amanhã quando elas forem adultas saibam lutar e sacrificar-se pelo bem-estar de outras crianças. No ponto de partida evocou o interesse de os guineenses no estrangeiro a voltarem a sua terra para ajudar seus irmãos, “ Se os benfeitores italianos se sacrificam o que é que deveremos fazer nós por nós mesmos pelos nossos filhos”?

EM NOME DAS CRIANÇAS
Na ocasião, as crianças não esconderam a satisfação. A espontaneidade encheu ambiente, com o bale guineense. A menina Josefina Diogines Cassamá,9 anos, cortou o silêncio do tambor pronunciando em vivo italiano: “Nós crianças guineenses agradecemos a vossa generosidade”. Da plateia o Dr Morandi Giovani não escondeu a emoção saiu informalmente a saudar a jovem menina, comovido. O gesto calou profundamente os visitantes que aplaudiram em seguida.
O centro hospitalar São José de Bôr começou as suas actividades em 2005, como Clínica Pediátrica de Bor. Em Setembro de 2009 foi visitado pelo 1º Ministro da Republica, o senhor Carlos Gomes Junior. Hoje, dia 1 de Junho, inaugurado o seu Bloco Operatório, passa a titulação de Hospital Pediátrico S. José de Bôr.