quarta-feira, 31 de março de 2010

Luta contra a pobreza pode distorcer figura do padre

A afirmação foi partilhada pelo Bispo de Bissau, dom José Câmnate, em homilia de Missa Crismal, nesta Terça - Feira Santa: “As dificuldades enormes da luta contra a pobreza tendem a desfigurar a imagem do padre. As pessoas vêm o padre como alguém que tem poder material”.
Para dom José a secularização e a descristianização estão camufladas no contexto de pobreza que tende a reduzir o sacerdote a um “funcionário importante”, empenhado na resolução dos problemas sociais. “Nunca devemos nos esquecer a nossa identidade”, alertou.
No contexto do Ano Sacerdotal, o bispo de Bissau lembrou ao seu clero as palavras do Papa Bento VXI aos participantes do congresso organizado pela Congregação do Clero, “os fies leigos encontraram em muitas outras pessoas aquilo que humanamente precisam, mas apenas no sacerdote poderão receber palavra de Deus, a misericórdia do Pai, a Reconciliação e o Pão da vida”.
Ao pedir que os fiéis aclamassem consigo: “Cristo Jesus, dai à vossa Igreja sacerdotes Santos”, lembrou que o empenhamento pelo social tem que partir da recomendação da 2ª Assembleia dos Bispos Africanos. A palavra pregada e vivida deve promover a Reconciliação, a Justiça e a Paz. A este respeito, orientou os sacerdotes que criem a Comissão da Justiça e Paz nas suas paróquias. “A paz e a justiça não é assunto dos militares e políticos, mas diz respeito a todos e é uma exigência do Reino de Deus, pregado pelo Divino Mestre”, concluiu.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Estradas desafiam trabalho missionário

A afirmação é do padre Abraão de Oliveira, cura da comunidade de Bissorã, na diocese de Bissau, “ De facto as distâncias não seriam um desafio, se as estradas estivessem boas”.
O padre assistia a comunidade a partir da cidade capital, mas mora numa comunidade mais próxima, em Mansoa. Porém, defende que as estradas são o seu martírio. O estado das estradas também obriga o padre da Ilha de Bolama a escalar Bissau para se comunicar com a sua sede episcopal na Diocese de Bafata.
A comunidade de Bissorã, ainda não é uma paróquia, apesar de ter residente uma comunidade de religiosa, Irmãs da Imaculada. Padre Abraão, portanto, não pára de sonhar, além do que já existe, “gostaria de construir um Centro para Juventude, um espaço em que possam ler e trocar opiniões”, disse.

domingo, 28 de março de 2010

Amigos jovens!"

Itatiane spinelli
Estou acompanhando com alegria o blog da Igreja da Guine, isso me ajuda a sentir como está a missão na nossa Igreje de Guiné, pois estou aqui no Brasil, ao mesmo tempo sinto que estou ali com vocês trabalhondo junto ao meu povo querido da Guiné. Por isso partilho essa mensagem aos jovens:
"Procure seguir seus caminhos claros e retos. Não desista de seus sonhos, por mais que eles sejam difíceis. Procure olhar o mundo de várias formas nas melhores formas possíveis. Faça o bem sem olhar a quem. Seja feliz, sem fazer tristeza aos outros.Respeite os mais idosos, pois são eles que nos mostram a vida como ela é.
E seja grato a DEUS, por tudo que você conquista ao passar cada um dos seus dias.
Preserve a vida que Deus lhe deu".
SEJA FELIZ!

sábado, 27 de março de 2010

Dia mundial da juventude católica

Por Braima Siga (Bafatá)
As paróquias de Nossa Senhora da Graça e São Daniel Comboni, da Diocese de Bafatá reúnem jovens para a festa neste 28 de Março, Domingo de Ramos, para assinalar o dia Mundial da Juventude Católica, na Paróquia de Nossa Senhora da Graça.
Centena de jovens reunem-se com o num programa que, além da eucaristia, conta com a palestra animada pelo padre Lucio Brentegani, coordenador diocesano dos jovens e adolescentes na Diocese de Bafatá. A palestra será seguida com um “djumbai”, (diversão). A tarde os jovens realizam partida de futebol entre si adolescentes e jovens, no masculino e feminino.
Os trabalhos acontecem em comunhão com o bispo da diocese, dom Pedro Zilli que participa da jornada em Zinguichor, Senegal, desde sexta-feira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Irmãs de Madre Teresa de Calcutá chegam a Bissau

As Missionárias de Caridade de Madre Teresa de Calcutá chegaram nesta 4ª Feira, dia 24 de Março para trabalhar em Bissau: Ir. Edith, Ir. Noel, Ir. Mary e Ir. Carmelina. As enviadas estão acompanhadas da Ir. Bernadette, superiora regional na África Ocidental e Ir. Joylin responsável da congregação em Abidjan.
As Irmãs vêem a Bissau para trabalharem na Paróquia de S. José – Bôr. À chegada, foram acolhidas no Centro Diocesano de Espiritualidade, enquanto se fazem acabamentos na casa em que vão morar. A congregação já está em África em vários países de expressão inglesa e francesa. Esta é a primeira presença em países de língua portuguesa, por isso: “o nosso desafio é a língua”, indicaram.
A Congregação está formada na actualidade por mais de 3.600 irmãs com mais de 560 casas que se repartem em mais de 120 países. A sua origem data de 1948 com o carisma de serviço da Madre Teresa de Calcutá, no trabalho com os enfermos e os mais necessitados.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Jovens de Cristo Redentor, em Bissau, visitaram a leprosaria de Cumura, dia 21 de Março de 2010. A actividade consta de um programa chamado "Quaresma de solidariedade". No próximo dia 28, vão escalar as crianças da clínica de Bor. Na visita, os jovens deixam sinais de solidariedade como bens de primeira necessidade.

terça-feira, 23 de março de 2010

Bispo de Bafata participa do encontro em Zinguinchor

Dom Pedro Zilli, bispo de Bafata, vai participar da celebração do Dia Mundial de Jovens edição 2010 em Ziguichor, nos dias 26, 27 e 28 de Março. A decisão é resposta de um convite do Bispo de Ziguinchor, Maixent Coly, dirigida às comunidades de Guiné-Bissau e Gâmbia.
Desde 1985, com a criação da Jornada Mundial da Juventude, a Diocese de Ziguinchor tem sido palco desta manifestação pastoral dos jovens, assinalando este ano, realiza-se a 25ª Edição, que será uma jornada especial.
A edição 2010, realiza-se depois da celebração do Sínodo Especial para África 2009, por isso os participantes vão reflectir no tema da Reconciliação, Justiça e Paz entre os tês países de fronteiras: Guine-Bissau, Gâmbia e Senegal. Os jovens, segundo o Sínodo, constituem actualmente a maioria da população em África, e devem merecer atenção especial, no meio de tantos desafios que enfrentam, como o desemprego, exploração política, abuso de drogas e outros males.
Além de dom Pedro, a Diocese de Bafata vai enviar alguns jovens. Da Diocese de Bissau, o bispo dom José Câmnate vai se fazer representar ao evento do seu vigário geral, padre Domingos Cá, e também alguns jovens.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Vocações

A história das vocações na igreja de Guiné-Bissau é narrada pela trajectória com a pequena história do Instituto diocesano das “ Irmãs do Divino Espírito Santo para a Evangelização, nascidas em 1993, originadas na existência da casa de formação feminina, em 1981.
Hoje a comunidade conta com 7 irmãs sob a liderança da Ir Maria Celeste Monteiro que também acompanha as 4 meninas aspirantes. O maior desafio, segundo a madre no trabalho de acompanhamento das meninas é a família que muitas vezes se opõe a decisão da jovem.
Segundo as estatísticas são já 99 guineenses consagrados à vida religiosa. A Ordem do Frades Menores é que tem maior número em cerca de 24 membros e cerca de 30 padres diocesanos.

sábado, 20 de março de 2010

Preciso de muita inculturação

O desejo foi expresso pelo padre Ivo Cavraro da Arquidiocese de Foggia, Itália, Missionário Fedei Donum na Guiné Bissau. “Preciso de uma inculturação para conhecer qual é o sentido africano de Deus nesta região da África ocidental”.
Padre Ivo está na Diocese de Bissau, desde 2007, na Missão de Bigene que tem presença maioritária da etnia Balanta Mané. Ele, entende que é cansativo falar da palavra de Deus, e deixar as pessoas com as suas tradições, às vezes contrárias a esta palavra. Por isso, “ neste momento estou a conhecer a realidade do povo”, disse.
A comunidade da Missão de Bigene dá passos de organização. Até ao momento, apesar de pouco número de famílias cristãs tem o serviço de catequese em 13 tabancas sustentada por 5 pequenas comunidades. O padre é o primeiro missionário residente na comunidade ao lado das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Maria. Em apenas dois anos de presença 4 bebes levam o nome dele, um gesto que interpreta como sinal de gratidão pela sua presença.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Números fazem crescer a Igreja

Numa população de maioria Islâmica e praticantes da religião tradicional, não desanima a multidão de jovens que frequentou o exigente caminho do catecumenato para receber o baptismo na noite de Páscoa, em quase todas as comunidade da Guine - Bissau.
O Baptismo, é para muitos, uma autêntica experiencia de passagem. Alguns destes muitos jovens levam consigo as dificuldades de lidar com a sua própria família que em muitos casos teima na decisão de serem cristãos, um desafio que torna a Igreja nas comunidades muito viva, nas dioceses de Bissau e Bafata.
As estáticas oficiais dão pelos católicos em 10% da população. Porém, a sua presença capilar em quase todas as comunidades, e o crescido sentido de responsabilidade e presença em acções de serviço social podem dar aos números uma outra leitura.

terça-feira, 16 de março de 2010

Livraria lugar de espiritualidade

Livros e objectos religiosos não são as únicas coisas que as pessoas procuram na única livraria da cidade de Bissau, “pessoas vêm aqui também para desabafar conversar sobre seus problemas”, disse a Ir. Anísia do Rosário, franciscana hospitaleira, da Livraria Paz e Bem, em Bisssau.
Para a religiosa, aqueles que procuram objectos religiosos, como terços, medalhas e livros devocionais são mais sensíveis. “Às vezes vêm aqui de maneira menos agradável, mas nós temos de acolher com paciência”. Entre os objectos religiosos o terço é o mais procurado pelos jovens. Para cada comprador, a Ir. Anísia lembra sempre que o objecto não é uma conta para o pescoço, mas para oração, segundo a recomendação da Mãe do céu.
A Livraria Paz e Bem foi fundada e inaugurada em 1988 sob a responsabilidade do Fr. Paulo Duarte Rodrigues. É a única livraria na cidade capital de Guiné-Bissau. Além de literatura religiosa e objectos religiosos, dispõe em suas estantes de livros académicos, nas áreas de sociologia, gestão, contabilidade, servindo os alunos universitários e não só.

domingo, 14 de março de 2010

Alfabetização é caminho que liberta a mulher

“ Aprender a ler e a escrever é a forma mais apropriada para a mulher se libertar da marginalização ”. A convicção foi partilhada por Celeste António Gomes Fó, professora de alfabetização na Escola da Paróquia de S. Francisco de Assis de Antula, em Bissau.
Celeste, desde que começou a dar aulas até hoje, mais de 200 mulheres passaram por ela. Nesta experiencia constatou que há falta de incentivo para o caminho da instrução, porque valoriza-se mais o trabalho doméstico. Isso na sua opinião leva a desistência e aos atrasos na sala de aula.
A escola de alfabetização de S. Francisco de Assis de Antula é uma das maiores escolas da Guiné-Bissau. Ela é composta por 14 salas de aulas e tem matriculado cerca de 350 alunos, com idades compreendidas entre 20 a 50 anos de idade. Segundo a Mirna Alexandre Soares Tavares da direcção, há 4 anos que existe já formou mulheres que hoje frequentam a 5ª classe.

sábado, 13 de março de 2010

TESTEMUNHO
Ir Itatiane Spinelli
A todos os irmãos e irmãs da Guiné, cada dia faço nova a caminhada junto com vocês, mesmo estado longe mas me sinto junto de vocês. Estamos em um lindo tempo de retomada da vida, de renovação e de conversão Quaresma.... O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objectivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Feliz quem não segue o conselho dos maus, não anda pelo caminho dos pecadores nem toma parte nas reuniões dos zombadores, mas na lei do SENHOR encontra sua alegria e nela medita dia e noite. (Salmo 1, 1-2).
A todos desejo uma boa quaresma abraço fraterno.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Empenho pela criança renova disponibilidade

A Pastoral da Criança na Guiné - Bissau faz a celebração da vida. O acto sempre associado a pesagem acontece uma vez por mês em quase todas as comunidades e na comunidade de Safim teve lugar no dia 6 de Março, 2010
Segundo a Ir Cecilia Mande, que também é responsável da Pastoral em Bissau, a comunidade acompanha 292 famílias nas 8 comunidades e tem 14 líderes. O dia da pesagem é também de sensibilização pela vida, “para fazermos isso servimo-nos dos exemplos de sucesso nas comunidades”, disse.
Na Diocese de Bissau, a Pastoral da Criança está em três sectores: Brá, Safim e Bula. Na Diocese de Bafata, conta ainda pequenos núcleos mas já está a despertar várias famílias, com ajuda de trabalho da senhora Célia Satóri que também acompanha a Casa das Mães de Bafata.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Presença do Núncio Apostólico abre perspectivas à formação dos futuros padres

A satisfação foi manifestada pelos participantes no encontro que marcou agenda do Dom Luís Montemayor, Nuntio Apostolico e do sub –secretário da Propaganda Fide, padre Massimo Cenci na manhã de 5ª Feira, dia 11 de Março de 2010 com os estudantes seminaristas, no Seminário Maior da Guiné-Bissau. “Aqui o seminário está numa fase inicial, ainda não tem uma tradição: queremos saber como está constituído, o seminário o e seus estatutos para a aprovação pela Propaganda da Fé ”, disse padre Massimo.
Por sua vez Dom Luís destacou a orientação espiritual e missionária no plano académico. Para o Núncio, saber se os seminaristas frequentam a direcção espiritual e se esta é devidamente orientada é uma preocupação, bem como a orientação missionária da formação teológica, de que forma estão articulados “os aspectos culturais de que forma estão a ser tratados, as línguas, e a cultura”. Outro dado que também foi abordado é a equiparação dos estudos ao Protocolo de Bolonha. Interagindo o seminarista António Tchiami comentou com satisfação o que ouviu, “num mundo globalizado não podemos andar sozinhos”. No fim do encontro em nome dos seus colegas, o seminarista Admir Tambá agradeceu a presença.
Os bispos de Bafata e Bissau estiveram presentes, no encontro. O Seminário Maior da Guiné-Bissau foi fundado por Dom Setimio Ferrazzetta. Com a criação da nova Diocese de Bafata passa a Seminário Interdiocesano, acolhendo seminaristas das duas dioceses bem como de institutos religiosos, presentes na Guine - Bissau.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Missão é um desafio de presença no meio do povo

Assim definiu o padre Jaime Coimbra de Nascimento do PIME, responsável da equipa pastoral na comunidade de Bubaque, na diocese de Bissau, “nossa presença é pequena mas ser missionário é aceitar o desafio de estar presente”. O presbítero é de nacionalidade brasileira e trabalhou na comunidade como vigário paroquial. À frente da comunidade nos últimos anos entende que sua idade é também outro desafio: “Na cultura africana o mais velho tem muito valor, eu que nem barba tenho, percebo que as pessoas têm algumas dificuldades”, disse.
Para toda região das iIhas Bijagos o missionário defende que a Diocese de Bissau deve abrir mais missões, havendo para um conjunto de 37 ilhas habitadas apenas uma missão, em Bubaque, com um número de comunidade muito reduzida, por causa da dificuldade de deslocação. Há Ilhas em que os missionários nunca chegaram, as pessoas não conhecem o evangelho nem tão pouco a igreja. A mensagem cristã chega-lhes pelas missões evangélicas que estão nestas comunidades com mais presença.
A Guiné-Bissau é um país com 36.125 kilometros quadrados dos quais 1.500 Kilometros quadrados é insular. O acesso às localidades das Ilhas se faz geralmente de canoas, havendo ainda muito pouco investimento no transporte fluvial.

Mulheres em Bafata

Adriana Nishiyama (Em Bafata)
Viva as mulheres!!
No dia 8 de março, por todo o lado da Guiné-Bissau, foi comemorado o Dia da Mulher, com muita festa, dança e uma boa comida. Todo sabemos o quanto é merecido celebrar o dia Internacional da Mulher com festas, brincadeiras e muita alegria, pois a mulher guineense é uma batalhadora, mantém o país a andar com suas hortas, suas bolanhas.... Cuida da família com seus trabalhos na casa e a educação dos filhos.
A Casa das Mães de Bafatá, que acompanha as grávidas de alto risco, não poderia deixar de comemorar esta data. A instituição preparou preparou um delicioso almoço todo rico em verduras e legumes e muito sumo natural…. E não podia faltar é claro um bolo seguido dos parabéns.
No fim da tarde a enfermeira explicou as grávidas o significado desta data, 8 de março. Em seguida houve a distribuição de uma pequena prenda a cada uma delas, e a partir daí a dança começou, pois não é todo dia que temos a alegria de comemorar uma data somente das mulheres.
E viva todas as mulheres!!!

terça-feira, 9 de março de 2010

Núncio Apostólico trabalha em Bissau

Dom Luis Mariano, Núncio Apostólico na Guiné – Bissau, está no país, desde sábado, dia 6 de Março de 2010 em visita de trabalho as dioceses de Bafata e Bissau. O núncio chegou ao país por estrada, vindo de Dakar Senegal onde reside.
Antes de chegar a Bissau trabalhou o fim de semana dia 6 e 7 nas comunidades de Bambadinca e Nhambidjon na Diocese de Bafata. No domingo, celebrou missa dominical na Catedral de Bafata e manteve vários encontros com a comunidade.
Na segunda - feira, deslocou-se a Bissau com agenda de visita aos seminários locais. Em declaração a Imprensa, lembrou a presença do Subsecretario da Propaganda Fide na sua delegação, Mons Massimo Cenci do PIME, “o objectivo da visita é conhecer melhor a realidade conversar com os formadores de seminários para a melhor contribuição da Congregação para a Evangelização dos Povos aos seminários locais. Para Dom Pedro Zilli, Bispo de Bafata, a visita do Núncio é um grande sinal de que a Igreja se preocupada com a comunidade Cristã da Guiné-Bissau, “dá-nos muita alegria”, disse.
Além da vista a algumas missões e obras Obras sociais o Núncio Apostolico de Cabo-Verde, Senegal, Guine-Bissau e Mauritania vai também ter encontro com autoridades do estado guineense no Ministério das Relações Exteriores, visita de cortesia ao Senhor Ministro Adelino Mano Queita.

sábado, 6 de março de 2010

Católicos guineenses na diáspora podem ajudar o seminário

O apelo é do padre Bernardo Gomes, reitor do Seminário Maior da Guiné-Bissau, “se as Igrejas Irmãs no estrangeiro nos ajudam também os cristãos da Guiné-Bissau, nestes países não podem ficar indiferentes”.
O presbítero defende que a Igreja Católica na Guiné tem se destacado de várias formas na estabilidade do país, porém ela precisa de meios para formar seus agentes. “Há irmãos nossos que tem um bom emprego no estrangeiro, estes deviam ajudar”, pediu.
A renúncia dos fiéis nesta Quaresma 2010 em Bissau está orientada para os seminários, na diocese de Bissau. Segundo um documento mensagem de Dom José Câmnate Na Bissing, o Ano Sacerdotal é uma oportunidade para que os cristãos ajudem materialmente e espiritualmente a casa que forma os futuros padres. Ano passado a Quaresma foi para o hospital de Cumura.
Para quem está fora da Guiné-Bissau e quiser participar da campanha da Quaresma 2010 pode canalizar recursos para Cúria de Bissau, com um contacto prévio pelo e-mail deste blog.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Escola de qualidade

A Fundação Evangelização e Cultura, FEC, entrega certificados aos professores formados pelo projecto “Mais Escola”, neste dia 6 de Março 2010, em Bissau. “Nós não massificamos, procuramos qualificar os professores para um ensino de qualidade”, justificou Simão Cardoso Leitão pela organização.
A FEC actua na formação, para áreas de acompanhamento de sala de aula, acompanhamento comunitário e gestão escolar. Está em Guine Bissau desde 2001, em projecto de educação, tendo passado pela sua metodologia cerca de 600 professores. Entre os formados aqueles que se destacam são orientados para a formação de outros professores, no âmbito do programa da FEC.
O projecto “Mais Escola” beneficiou do co-financiamento e parceria de instituições como: Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD); Ministério de Educação da Guiné-Bissau; Plan Internacional, Diocese de Bafatá; Action Aid; SNV Cooperação Holandesa; Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino e Caritas Guiné-Bissau.
A FEC é uma organização da Conferencia Episcopal Portuguesa, presente especialmente em paises de Lingua Portuguesa.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Jubileu desafiado com inculturação do Evangelho

A convicção foi partilhada pela Ir Maria Inocência Giacomozzi, Missionária da Consolata, na Ilha de Bubaque, em Guiné-Bissau, no dia de mais um aniversário de presença, “nosso desafio é compreender a cultura e prosseguir com uma evangelização, porque nós não estamos suficientemente preparados”, disse.
Para a religiosa, colher os valores da cultura e colocá-los em diálogo exige um conhecimento profundo desta cultura o que só seria possível com os próprios sacerdotes que até nasceram nestas culturas. As irmãs Consolata têm como prioridade no carisma o 1º anuncio, por isso trabalham nas Tabancas, aldeias, em acções de evangelização e catequese, bem como em acções de promoção feminina, em Bubaque e estão na comunidade desde 2000.
As Irmãs da Consolatas foram fundadas por José Allamano, em 1910. Aos 100 anos da existência têm uma presença de 18 anos em Guiné – Bissau, sendo a mais expressiva na comunidade de Empada, na Diocese de Bafatá, onde iniciaram as actividades em 9/8/92, e mais tarde, com apoio de benfeitores criaram um Liceu e um jardim.

Escutismo católico em aniversário de existência

A festa foi assinalada com uma celebração que reuniu o corpo de escutas, cerca de mais de 3 mil jovens na cidade de Bissau, na paróquia de Fátima, no último domingo de Fevereiro de 2010, em missa presidida pelo seu assistente, Padre Guilherme Alberto, “Triguinho”.
O padre lembrou a trajectória do escutismo na Guiné-Bissau e a sua identidade, para a formação dos jovens em prol de uma cidadania esclarecida. Enalteceu a presença do movimento em todos os sectores, em número de 10 agrupamentos, sem esquecer os desafios de ser do escutismo africano.
O escutismo chegou a Guiné-Bissau em 1966 fundando pelo padre Artur Carreira das Neves e foi fundado, tendo como patrono Luís de Camões e padroeiro S. Jerónimo. Em 1974 foi interrompido, vindo a retomar a marcha em 1991, com a aprovação de Dom Settimio Ferrazzetta e com a refundação em 1993. Hoje é dos movimentos juvenis mais expressivos na educação dos jovens nas comunidades encetando linhas de diálogo com outras confissões que também têm escutismo.

terça-feira, 2 de março de 2010

O Caminho pela PAZ

Padre Domingos Cá, Vigário Geral da Diocese de Bissau
É sempre desafiador, mas está presente em cada coração. A PAZ é preciosa para os Crentes e não crentes. Sabemos porém, que ela não cai do céu, é fruto de um árduo trabalho que supõe renúncias.
Assim se exprimiram os líderes religiosos quando falaram dela, “Si nô súmia bentu, nô na otcha turbada; Si nô súmia bardadi, nô na otcha paz”! (Se semearmos ventos colheremos tempestades, se semearmos verdade colheremos paz). Naqueles dias 1 e 2 de Março 2009, com poucas horas de intervalo, quando o horror enchia nossos ouvidos, não se calaram os líderes religiosos das três comunidades da Guiné-Bissau. O documento lembrou os nomes de pessoas que se deram pela paz: “Até agora ainda não soubemos escutar nem imitar: o Bispo D. Settímio Ferrazzetta, o Aladje Malam Serco Indjai e o Pastor Ernesto Lima”, escreveram.
Depois de um ano dos trágicos acontecimentos, seria momento de perguntarmo-nos que caminho estamos a fazer? Acredito que a fé e a esperança dos crentes, nas comunidades dão alento a cidadania, em meio as contradições do dia a dia. Porém, espero que a verdade seja a fiel companheira de todos nós, em busca do futuro melhor para todos nós

segunda-feira, 1 de março de 2010

" Nós podemos"

A expressão, traduzida em Crioulo: “Anos nô Pudi” dá título a uma pequena escola de artesanato na Ilha de Bubaque , orientado pelo padre Maurilio Vaz da Silva, brasileiro associado ao PIME. A escola envolve uma rede de jovens que nas aldeias (Tabancas) da comunidade fazem a colecta de sementes de árvores e 8 jovens no processo de aprendizagem artística.
Segundo o padre, que não aceita de se chamar artista, a ideia nasceu da observação da flora, das plantas, “Nunca fiz arte, mas acho que desta forma podemos educar para a vida os mais jovens”. A oficina coordenada em cada mês por cada um dos 8 jovens oferece aos turistas que visitam a Ilha objectos e lembranças, porta-chaves e também alguns objectos religiosos. Anceler Tchagô, 17 anos de idade, coordenador no mês disse que está a se descobrir como um pequeno artista, “quando terminar vou montar o meu pequeno serviço”, defendeu.
A escola de artesanato ainda tem instrumentos rudimentares de arranjo de materiais e tratamento. Este é o primeiro grupo de jovens que faz a experiencia.